Banco de Médicos Psiquiatras nos Açores já realizou mais de 200 consultas

10 de Novembro 2023

O Banco de Médicos de Psiquiatria nos Açores já realizou mais de 200 consultas no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, iniciativa que arrancou recentemente e que pretende reduzir a lista espera naquela especialidade.

Em nota de imprensa, o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) refere que no primeiro fim de semana de novembro estiveram no hospital da ilha de São Miguel “quatro médicos psiquiatras durante o sábado e o domingo, não interferindo, assim, com o normal funcionamento dos dias úteis”.

O objetivo da iniciativa, explica o executivo é, “ao longo dos próximos dois anos, reduzir significativamente a lista de espera que conta, neste momento, com cerca de mil utentes”.

Assim, para colmatar a falta de psiquiatras, a Estrutura para a Saúde Mental criou um banco de médicos, com psiquiatras e pedopsiquiatras disponíveis para trabalhar na região, fornecendo esses contactos aos diretores de serviço das unidades de saúde dos Açores.

“Neste tipo de consulta-tampão que se cria com os Bancos de Médicos, os psiquiatras fazem uma primeira avaliação, sendo que os doentes que não apresentarem necessidade de seguimento pela especialidade são reencaminhados aos Cuidados de Saúde Primários. Noutros casos, será necessário manter o seguimento pelos Serviços de Psiquiatria”, explica o executivo.

Citada na nota, a secretária regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi salienta que a “ação revelou ser um sucesso exemplar”, adiantando que irá decorrer todos os fins de semana do mês de novembro e no primeiro fim de semana de dezembro.

Mónica Seidi destaca ainda a colaboração da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) que, graças ao protocolo em vigor com a Estrutura para a Saúde Mental dos Açores, conseguiu, com o seu coordenador, Henrique Prata Ribeiro, disponibilizar seis médicos psiquiatras para a iniciativa.

“Esta é uma forma muito eficaz de realizar o diagnóstico aos nossos doentes, o que agiliza em muito a ação médica e o encaminhamento para a especialidade da psiquiatria, multiplicando a sua eficácia”, acrescenta a governante.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Humberto Martins Lidera Nova Direção da SRSRA-OF para o Triénio 2025-2027

Os novos órgãos sociais da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF) tomaram posse para o triénio 2025-2027. A cerimónia, realizada no Salão Nobre da Sede da Ordem em Lisboa, marcou o início das funções da nova Direção Regional, liderada por Humberto Martins, e dos restantes órgãos, incluindo a Mesa da Assembleia, Conselho Fiscal e Conselho Jurisdicional.

14.ª Reunião VaP-APIC: Avanços e Desafios no Tratamento Percutâneo Valvular

Entrevista exclusiva ao Healthnews com o Dr. Pedro Carrilho Ferreira, presidente da Comissão Organizadora da 14.ª Reunião VaP-APIC, que decorre nos dias 20 e 21 de março, no Dolce CampoReal, em Torres Vedras. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais para debater inovações e tendências no tratamento percutâneo da doença valvular cardíaca, com foco na multidisciplinaridade e formação.

Laboratório Edol promove literacia e rastreio dermatológico nos Açores

O Laboratório Edol, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, o Governo Regional dos Açores e a Unidade de Saúde da Ilha do Faial, promove uma iniciativa de literacia e rastreio dermatológico na Horta, nos dias 21 e 22 de março, dirigida a idosos e crianças do 1º ciclo.

António Hilário: “APSA planeja futuro focado no envelhecimento digno”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, António Hilário David, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), revela os desafios e conquistas na integração de pessoas com Síndrome de Asperger na sociedade portuguesa. Desde a criação da APSA em 2003 até os planos futuros para o envelhecimento, António Hilário David destaca a importância da inclusão escolar, profissional e social, bem como a necessidade de melhorias no sistema de saúde para apoiar melhor esta comunidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights