ULS de Castelo Branco abre duas novas Unidades de Cuidados na Comunidade

25 de Janeiro 2024

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) abriu duas novas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), em Proença-a-Nova e em Penamacor, e prepara-se para criar mais duas, em Oleiros e em Vila Velha de Ródão.

Estas duas novas unidades juntam-se às três já existentes na ULSCB, a UCC de Castelo Branco, a UCC de Idanha-a-Nova e a UCC da Sertã.

De acordo com a informação disponibilizada pela ULSCB, as duas novas UCC de Proença-a-Nova e de Penamacor foram formalmente constituídas no dia 11, por homologação do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) após parecer favorável da Equipa Regional de Apoio (ERA).

“O conselho de administração da ULSCB anuncia ainda que para que toda a população da área de intervenção da ULSCB possa usufruir destes cuidados de saúde, encontra-se em fase de elaboração de proposta a criação de mais duas UCC, uma para Oleiros e outra para o concelho de Vila Velha de Ródão.

Na sequência da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, a criação das UCC surge no âmbito da prestação de cuidados de saúde de proximidade e prevenção de doenças, contribuindo para a melhoria do estado de saúde da população.

“Têm como missão prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional, ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde, na integração de redes sociais de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção”, sintetizou a ULSCB.

As linhas de ação destas unidades pressupõem uma articulação direta e transversal ao nível da prestação de cuidados de saúde com as Unidades Funcionais, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Saúde Pública (USP) da área geográfica dos concelhos onde estão inseridas.

Visam ainda dar resposta aos utentes provenientes dos cuidados de saúde diferenciados, referenciados pela rede de cuidados continuados integrados.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Luís Montenegro: “Concordo com a necessidade de valorizar a carreira dos bombeiros e estamos a trabalhar nisso”

Hoje, no debate sobre o estado da nação, o primeiro-ministro respondeu a Inês Sousa Real que concorda que é necessário valorizar a carreira dos bombeiros, mas o Governo está “a trabalhar nisso”, e garantiu que não está desatento à violência doméstica, tendo já avançado com um despacho para a criação de um grupo de trabalho “transversal” no âmbito do apoio à vítima.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights