ANMP diz que é necessário definir rácio de assistentes operacionais na saúde

4 de Setembro 2024

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) disse hoje que o que mais a preocupa, em matéria de descentralização de competências na área da saúde, é a definição do rácio de assistentes operacionais para cada município.

“O que mais nos preocupa na área da descentralização da saúde é a necessidade de definir um rácio de assistentes operacionais, porque há realidades muito assimétricas de município para município”, destacou Luísa Salgueiro (PS).

O dossiê da descentralização de competências na área da saúde esteve em cima da mesa da reunião do conselho diretivo da ANMP, que decorreu esta manhã em Coimbra.

“Um ponto particular que merece muita atenção é a possibilidade de condução de veículos automóveis por parte das equipas de saúde. Nalguns casos há uma recusa dos profissionais em conduzir automóveis, o que nos parece ilegítimo, portanto, é um problema de detalhe da operacionalização que nós estivemos a detetar”, acrescentou.

Em declarações à agência Lusa, a também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos mostrou-se ainda preocupada com a identificação dos equipamentos de saúde que necessitam de obras.

“O mapeamento dos edifícios a intervencionar são temas que nos preocupam. São de grande monta”, sustentou.

A reunião de hoje do conselho diretivo da ANMP serviu também para começar a preparar o documento sobre a proposta de Orçamento de Estado para 2025.

“É um documento que ainda está a ser trabalhado e que ainda não vamos comentar”, concluiu.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights