Ex-diretor de Santa Maria nega pressões no caso das gémeas

7 de Janeiro 2025

Luís Pinheiro, ex-diretor clínico do Hospital de Santa Maria, negou ter sido contactado por superiores ou pressionado o agendamento da primeira consulta das gémeas luso-brasileiras.

O ex-diretor clínico do Hospital de Santa Maria, Luís Pinheiro, prestou hoje declarações na comissão parlamentar de inquérito sobre o caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com um dos medicamentos mais caros do mundo. Pinheiro negou categoricamente ter sido contactado por alguém superior ao antigo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, ou ter exercido qualquer pressão para o agendamento da primeira consulta das crianças.

Segundo Pinheiro, a sinalização do caso foi feita diretamente ao departamento de pediatria pela secretaria de Estado, através de e-mail. A decisão de realizar a consulta, que ocorreu em 5 de dezembro de 2019, foi tomada pela equipa clínica e corroborada por ele, baseando-se na indicação clínica.

O ex-diretor enfatizou que a decisão de marcar consultas é estritamente clínica e que a origem da referenciação é irrelevante neste processo. Pinheiro rejeitou as alegações da neuropediatra Teresa Moreno, que havia sugerido a existência de pressões superiores e insistências para o agendamento, classificando tais afirmações como falsas.

Relativamente ao acesso ao medicamento Zolgensma, Pinheiro esclareceu que o processo não requer a intervenção da ministra da Saúde, contradizendo assim outro relato de Teresa Moreno, atribuindo as declarações da mãe das gémeas sobre ter “todas as assinaturas necessárias” ao desespero e falta de conhecimento sobre o processo.

Luís Pinheiro, que é um dos arguidos na investigação em curso pelo Ministério Público, defendeu que as gémeas não receberam tratamento preferencial e que não existe lista de espera para casos como este. O responsável  questionou a aplicabilidade universal da portaria que regula o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, argumentando que muitas consultas no país não seguem estritamente este protocolo.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights