Cólera em Angola continua a bater recordes com 213 casos nas últimas 24 horas

7 de Fevereiro 2025

O número de casos de cólera em Angola continua a bater recordes com 213 casos detetados e duas mortes registadas nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde, elevando para 77 o total de óbitos.

“O Ministério da Saúde comunica que, nas últimas 24 horas, foram notificados ao Centro de Processamento de Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Direção Nacional de Saúde Pública, 213 casos de cólera, sendo 134 na província do Bengo, 55 na província de Luanda, 23 na província do Icolo e Bengo e um na província do Huambo”, indicou a entidade.

Atualmente, estão internadas 170 pessoas com cólera em todo o país, salientou. “Desde o início do surto, foi reportado um total cumulativo de 2.472 casos” e 77 mortes, enumerou.

O grupo etário mais afetado é o dos 2 aos 5 anos, com 378 casos e 12 mortes, seguido do grupo etário dos 10 aos 14 anos, com 334 casos e sete mortes, referiu.

“O Ministério da Saúde conta com a colaboração de todos” e apela a que, em caso de sintomas, se dirijam “imediatamente a um centro de tratamento de cólera ou uma Unidade de Saúde mais próxima”, pode ler-se na mesma nota.

O ministério aconselha ainda a que se beba água fervida ou tratada.

Para tentar controlar a doença, associada a más condições de saneamento, falta de higiene e falta de qualidade da água, o Governo iniciou uma campanha de vacinação que abrange quase um milhão de pessoas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights