Cólera em Angola continua a bater recordes e alastra a mais uma província

8 de Fevereiro 2025

A cólera em Angola continua a aumentar, tendo sido registados nas últimas 24 horas 119 casos e 14 mortes, um novo máximo, anunciou hoje o Ministério da Saúde, existindo agora dez províncias afetadas.

Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os 119 novos casos de cólera foram notificados nas províncias de Luanda (44), Bengo (44), Icolo e Bengo (25), Huíla (1) e Zaire (1) e, pela primeira vez, Cuanza Sul (4).

Nas últimas 24 horas, foram registados 14 óbitos, estando internadas atualmente 236 pessoas com cólera.

Desde o início do surto, a 7 de janeiro, foram reportados 2.591 casos, sendo o 1.311 na província de Luanda, 902 na província do Bengo, 352 na província do Icolo e Bengo, 5 na província do Huambo, 5 na província do Zaire, 5 na província da Huíla, 4 na província de Malanje, 4 na província do Cuanza Sul, 2 na província do Cuanza Norte e 1 na província do Cunene, com idades compreendidas entre 2 e 100 anos.

Em termos cumulativos, o total de óbitos ascende a 91, dos quais 44 na província de Luanda, 36 na província do Bengo, 10 na província do Icolo e Bengo e 1 na província do Cuanza Sul.

O grupo etário mais afetado é o dos 2 aos 5 anos de idade, com 397 casos e 12 óbitos, seguido do grupo etário dos 10 aos 14 anos de idade, com 342 casos e 8 óbitos, acrescenta a tutela, em comunicado.

Para tentar controlar a doença, associada a más condições de saneamento, falta de higiene e falta de qualidade da água, o governo iniciou uma campanha de vacinação abrangendo quase um milhão de pessoas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Saliva ativa coagulação em pessoas com hemofilia A

Um estudo recente liderado pela Universidade Médica de Viena revelou que a saliva contém vesículas especiais que desencadeiam a rápida coagulação do sangue em pacientes com hemofilia A. A investigação, publicada na revista científica “Blood”, oferece novas perspetivas sobre os mecanismos de coagulação nesta doença hereditária, contribuindo significativamente para uma melhor compreensão da patologia.

Paulo Moreira: 36 Estratégias para Combater a Procrastinação

O psicólogo Paulo Moreira, autor do bestseller “Inteligência Emocional”, lança “Vencer a Procrastinação”, uma obra que explora a relação entre emoções e adiamento de tarefas. Em entrevista exclusiva, O especialista revela estratégias práticas para superar a procrastinação, destacando a técnica dos 5 minutos e o planeamento reverso. O autor enfatiza a importância da Inteligência Emocional na gestão do stress e ansiedade associados à procrastinação.

Perceção do peso da mão difere da perceção do peso de objetos, revela estudo

Investigadores da Birkbeck University of London descobriram que a perceção do peso das mãos é diferente da perceção do peso de objetos. O estudo, publicado na revista Cognition, revelou que uma mão percebida como maior é sentida como mais pesada, contrariando a ilusão de tamanho-peso observada em objetos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights