Grande Porto tem novo centro pediátrico para atender pulseiras verdes e azuis

1 de Março 2025

O Grande Porto conta a partir de hoje com um Centro de Atendimento Clínico Pediátrico (CAC-P) que dará resposta aos quatro grandes hospitais da região e terá capacidade para atender 100 a 150 crianças por dia.

Instalado no Hospital da Prelada, que é gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), o CAC-P podem receber crianças cuja área de referência seja de uma das quatro Unidades Locais de Saúde (ULS) do Grande Porto: São João, Santo António, Pedro Hispano (Matosinhos) e Gaia/Espinho.

Criado para receber as urgências pediátricas que forem triadas como pouco urgentes ou não urgentes (pulseiras verdes e azuis) nos serviços de urgência dos hospitais ou que para ali sejam referenciados pela Linha SNS24, por falta de capacidade de resposta nos cuidados primários, o CAC-P da Prelada estará aberto das 09:00 às 23:00 todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.

“Aqui os utentes encontrarão uma facilidade e um conforto diferentes no acesso. É mais rápido e mais cómodo”, resumiu o provedor da SCMP, António Tavares.

Ressalvando que “se o caso se agudizar ou se complicar, a pessoa será direcionada para a urgência do seu hospital de referência para ser vista a outro nível”, o provedor garantiu que no Hospital da Prelada haverá “uma equipa de prontidão para acudir às mais diversas situações”, num projeto que visa quer facilitar o acesso das famílias, quer contribuir para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“É uma mais-valia para a região. É positivo na medida em que vem ajudar as crianças que são, por natureza, mais frágeis (…). É um projeto que não tem qualquer tipo de risco para as famílias porque está assegurado do ponto de vista da qualidade do serviço e pode vir a ajudar à eficácia do SNS”, apontou.

António Tavares adiantou à Lusa que o CAC-P da Prelada foi montado para poder atender 100 a 150 crianças por dia, uma capacidade que poderá ser ajustada conforme decorrer a experiência.

O responsável exemplificou com o CAC de adultos, aberto também na Prelada em agosto: “Tem mais de meio ano e foi-se adaptando e mostrando que é uma mais-valia”.

“Por exemplo, a Saúde24 já está a referenciar mais. Já se ganhou mais experiência”, afirmou.

Descrevendo estes centros de atendimento como “uma espécie de patamar intermédio entre a urgência e os centros de saúde”, o provedor da SCMP apelou à confiança dos utentes nestas novas estruturas.

“Uma criança com febre, tosse, etc., é algo muito natural. Às vezes o que os pais precisam é de uma aproximação a um pediatra que lhes dê uma resposta. Não é propriamente uma questão de urgência e os hospitais precisam de espaço para tratar o que é realmente urgente. Tenham confiança”, disse.

A equipa do CAC-P da Prelada é constituída por pediatras, enfermeiros pediátricos e auxiliares, tendo o apoio de outras especialidades através do CAC de adultos, bem como o apoio, se necessário, de nutricionistas, psicólogos e técnicos de ação sociais da estrutura da Santa Casa que receberá 51 euros por cada episódio tratado.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médio Oriente: Número de mortos em Gaza sobe para 48.388

O número de mortos na Faixa de Gaza, em consequência da ofensiva militar lançada pelo exército israelita na sequência dos ataques de 07 de outubro de 2023, subiu para 48.388, segundo um balanço oficial divulgado hoje.

Molécula do bambu contribui para o vegetarianismo dos pandas gigantes

Os pandas gigantes, apesar de terem um sistema digestivo típico dos carnívoros, alimentam-se sobretudo de bambu e um grupo de cientistas descobriu que uma molécula contida nesta planta entra na corrente sanguínea destes animais, induzindo-os a tornarem-se herbívoros.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights