Caso gémeas: PSD e CDS-PP dizem que Presidência não teve “qualquer intervenção especial”

13 de Março 2025

O PSD e o CDS-PP apresentaram hoje propostas de alteração ao relatório preliminar da comissão de inquérito ao caso das gémeas, concluindo que “não se confirmou qualquer intervenção especial da Casa Civil da Presidência da República” neste caso.

“Face à análise dos documentos submetidos à CPI, foi possível confirmar que existiu uma tentativa de intervenção externa com origem no filho do Presidente da República, mas não se confirmou qualquer intervenção especial da Casa Civil da Presidência da República, para além do normal reencaminhamento para avaliação do Governo”, referem.

Em conferência de imprensa na Assembleia da República, juntamente com o deputado João Almeida (CDS-PP), o coordenador do PSD na comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras indicou que os dois partidos apresentaram um “relatório integral alternativo” ao relatório preliminar elaborado pela deputada Cristina Rodrigues, do Chega.

No que toca ao envolvimento do Presidente da República e dos membros da sua Casa Civil, o deputado António Rodrigues considerou que foi um “procedimento normal”, semelhante a “todos os outros”.

“Nós vamos chumbar integralmente a totalidade do relatório apresentado pela relatora Cristina Rodrigues” e que foi “assumido pelo partido Chega”, indicou António Rodrigues.

O social-democrata disse que as conclusões da relatora “não correspondem à factualidade” que os deputados “conseguiram apurar durante os trabalhos da comissão” e que foram apresentadas “conclusões que estão incorretas e recomendações” com as quais PSD e CDS-PP “não podem concordar”.

António Rodrigues acusou o Chega de instrumentalizar a comissão de inquérito “para que as conclusões viessem a encontrar o que [aquele partido] pretendia e não a factualidade”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ambulância SIV de Estremoz inoperacional desde as 20:00 de sábado

A ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz, distrito de Évora, está inoperacional desde as 20:00 de sábado por falta de enfermeiro, disse hoje à agência Lusa fonte do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

ESHTE aposta na saúde mental e expande apoio psicológico a toda a comunidade académica

“Professores em Portugal são os que revelam maior stress na Europa”. “Estudo: metade dos professores sentem-se tristes e com mal-estar psicológico”. “Professores deprimidos, ansiosos e à beira de um burnout. A saúde mental na sala de aula”. “Ansiedade, stress, depressão. Época de exames é uma fábrica de futuros adultos ansiosos”.

Estudo Luso Descobre Mapa Neural que Pode Revolucionar a IA

Investigadores da Fundação Champalimaud revelam como neurónios dopaminérgicos codificam mapas de futuros possíveis, abrindo caminho a uma nova geração de inteligência artificial capaz de se adaptar rapidamente a ambientes incertos.

MAIS LIDAS

Share This