México regista primeira morte com gripe das aves

9 de Abril 2025

O México registou hoje a primeira morte pelo vírus da gripe das aves, segundo as autoridades regionais de saúde.

“Ao início da manhã, recebemos a confirmação da trágica morte de uma menina de três anos, que estava hospitalizada. A causa da morte foi a falência múltipla dos órgãos”, disse o secretário de Estado da Saúde de Coahuila, Eliud Aguirre, aos meios de comunicação locais.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde tinha anunciado este primeiro caso de infeção de humanos pela gripe aviária (H5N1).

Eliud Aguirre referiu que ainda não foi determinada a origem da infeção da criança, que estava hospitalizada em Torreón.

No entanto, o governante adiantou que está a ser estudada a possibilidade de uma tempestade de poeira ter arrastado resíduos infetados de aves ou gado.

As autoridades estão agora a averiguar a possibilidade de existirem outros casos de infeção e a controlar as explorações avícolas. Até ao momento, não se registaram testes positivos.

Os sintomas da gripe aviária em humanos podem incluir conjuntivite, tosse, febre alta, dores musculares e falta de ar.

Em 2024, os EUA, que fazem fronteira com o México, registaram 66 dos 81 casos de humanos infetados pelo vírus H5N1.

Em Portugal, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, apontou, em meados de fevereiro, a existência de cinco focos domésticos e quatro focos selvagens de gripe das aves.

A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.

Em final de janeiro, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) disse, no parlamento, que Portugal não tem casos de gripe das aves em humanos, mas referiu que a vigilância tem de ser ativa para proteger os trabalhadores.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights