INEM e bombeiros criam novos Postos de Emergência Médica para apoio às populações

25 de Abril 2025

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e várias corporações de bombeiros assinaram protocolos para a criação de Postos de Emergência Médica (PEM) nas corporações, com uma ambulância para prestar especificamente cuidados de saúde às populações locais.

Ao abrigo deste acordo, celebrado em Ancião, no distrito de Leiria, na presença da ministra da Saúde e dos presidentes do INEM, Sérgio Carneiro, e da Liga dos Bombeiros Profissionais, António Nunes, o INEM e a LBP vão promover uma maior e melhor cobertura nacional da rede de emergência médica, com especial foco nas regiões do interior do país, aumentando em número e em disponibilidade os meios a acionar pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Atualmente, o INEM dispõe de 448 ambulâncias de socorro sediadas em Postos de Emergência Médica e 102 ambulâncias de socorro sediadas em Postos Reserva, para além de todos os meios próprios do instituto.

Na cerimónia, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, destacou a enorme responsabilidade que estes protocolos trazem para os seus intervenientes, designadamente o INEM, “que se obriga a financiar, de forma significativa, toda esta estrutura que será colocada ao serviço dos cidadãos”, e os bombeiros, que operacionalizam os PEM e garantem o funcionamento destas ambulâncias todos os dias do ano para “prestar cuidados de saúde à população”.

A assinatura destes protocolos surge por via do acordo de cooperação celebrado entre o INEM e a LBP em fevereiro de 2025, que definiu novas condições técnicas e financeiras para o exercício da missão dos Corpos de Bombeiros no contexto da emergência médica pré-hospitalar.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Malária matou quase 360 pessoas em Moçambique em 2024

Quase 360 pessoas morreram vítimas de malária em 2024 em Moçambique, que registou mais de 11,5 milhões de casos e cerca de 67 mil internamentos, avançou hoje a Presidência da República, que pede maior proteção para as crianças.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights