Na sessão evocativa do incêndio, o HDES “pretende enaltecer toda a colaboração das instituições e da comunidade, assim como o desempenho de toda a sua equipa no dia do incêndio”.
O HDES refere, em nota de imprensa, que a sessão conta com a presença de Pedro Ramos, especialista internacional em Gestão de Catástrofe que irá intervir sobre o tema “Gestão de Catástrofe em Ambiente Hospitalar: lições aprendidas e caminhos para o futuro”.
A sessão contempla ainda uma intervenção da presidente do conselho de administração do HDES, Paula Macedo, e uma distinção aos funcionários do hospital.
A agência Lusa tentou obter declarações de Paula Macedo acerca do 1.º ano do incêndio do maior hospital dos Açores, mas a presidente do conselho de administração remeteu depoimentos para segunda-feira, após a cerimónia.
Hoje, numa entrevista à Lusa, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) anunciou uma comissão de análise e de acompanhamento para definir o programa funcional final para a recuperação do HDES.
“É nosso entendimento que haja uma comissão de análise e de acompanhamento do futuro HDES, que, naturalmente, deverá ter representantes da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Enfermeiros, da Ordem dos Engenheiros, de departamentos do Governo – Saúde, Finanças e Obras Públicas –, da ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde] e do hospital, para que se consiga chegar a um programa funcional final”, afirmou a titular da pasta da Saúde, Mónica Seidi.
No dia 04 de maio de 2024, o HDES, o maior dos Açores, foi afetado por um incêndio, que obrigou à transferência de todos os doentes para outras unidades de saúde dos Açores, da Madeira e do continente.
Os serviços do hospital reabriram de forma faseada e foi instalado um hospital modular junto ao edifício do HDES, que será alvo de obras de recuperação e modernização.
NR/HN/Lusa
0 Comments