Bragança com consulta de sexologia no hospital público

14 de Abril 2022

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje que tem disponível, pela primeira vez, para os utentes do distrito de Bragança uma consulta de sexologia clínica a funcionar no serviço público.

Esta valência está a funcionar desde fevereiro na Unidade de Psiquiatria de Ligação do Departamento de Saúde Mental, uma vez por semana, em Bragança, e “tem tido uma excelente adesão por parte dos utentes”, segundo a entidade responsável pelos cuidados de saúde na região,

Sem concretizar o número de consultas já realizadas, a ULS do Nordeste cita, em comunicado a coordenadora da valência, Joana Raposo Gomes, para explicar que o atendimento funciona um dia por semana.

Os utentes podem aceder a esta consulta através de referenciação pelo médico de família ou por outras especialidades médicas hospitalares.

A ULS explica que promoveu a abertura desta valência para “que exista justiça na acessibilidade a esta intervenção específica”, destacando a “relevância que a saúde sexual tem para o conceito global de saúde e para a qualidade de vida”.

Segundo a coordenadora da consulta de Sexologia Clínica da ULS do Nordeste, “a visão da saúde sexual é multidisciplinar, existindo uma articulação próxima com as restantes especialidades médicas e com os Cuidados de Saúde Primários”.

Nesta consulta abordam-se, de acordo com a médica, “disfunções sexuais em que existam barreiras psicológicas, senão na génese, pelo menos na manutenção do problema”.

No âmbito desta temática e da abordagem em consulta está também prevista a realização de ações de formação em contexto institucional interno e externo e de atividades de sensibilização na comunidade.

A ULS do Nordeste adianta ainda que na mesma área, os Cuidados de Saúde Primários, ou seja, os centros de saúde, estão “a perspetivar a criação de um programa específico de abordagem à saúde sexual”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights