Taxa de suicídios aumenta nos EUA em 2021 sobretudo entre homens jovens

1 de Outubro 2022

A taxa de suicídios nos Estados Unidos subiu em 2021, especialmente entre os homens jovens, contrariando uma tendência de queda registada nos dois anos anteriores, segundo dados divulgados pelas autoridades de saúde na sexta-feira.

O número de suicídios aumentou de cerca de 46.000 em 2020 para 47.650 em 2021, de acordo com dados preliminares do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA.

A taxa de suicídio por cada 100.000 pessoas passou, assim, de 13,5 em 2020 para 14 no ano passado, o que representa um aumento de 4%.

Este crescimento foi registado sobretudo entre os homens com idades entre os 15 e os 24 anos (+8%).

Em 2000, a taxa de suicídios estava no ponto mais baixo da década anterior, tendo chegado a 10 suicídios por cada 100.000 habitantes.

Um dos fatores que contribuíram para esta descida dos números foi “o aparecimento de tratamentos para ajudar a reduzir o risco de suicídio”, explicou a médica da Fundação Americana para a Prevenção do Suicídio, Jill Harkavy-Friedman.

No entanto, o número aumentou 35% até 2018, diminuindo depois cerca de 5% em 2019 e 2020.

Segundo a responsável daquela fundação, estas flutuações recentes são difíceis de interpretar.

“Teremos de olhar para a tendência de longo prazo para entender o que as taxas refletem”, disse.

O papel da pandemia da Covid-19 nestes números é particularmente complexo, já que, durante um acontecimento deste tipo, os familiares tendem a apoiar-se mais uns aos outros (o que pode ajudar a prevenir suicídios), mas isso pode não se manter ao longo do tempo, sublinha a fundação.

Os suicídios são a segunda principal causa de morte de pessoas entre os 10 e os 34 anos.

Dados de 2021 também mostram que a taxa de suicídio entre os homens é quatro vezes maior do que entre mulheres – uma tendência consistente ao longo dos anos -, o que é justificado com o facto de os homens tenderem a usar meios mais letais e terem maiores dificuldades em pedir ajuda.

Estes dados preliminares ainda não fornecem detalhes sobre a etnia ou o nível de vida das pessoas que se matam.

Recentemente, os Estados Unidos criaram uma linha telefónica direta com um número simples de três algarismos (988), para pessoas em risco.

“Identificámos os setores que permitem chegar ao máximo de pessoas em risco”, sublinhou Jill Harkavy-Friedman.

“Se conseguirmos que hospitais, serviços de urgência, proprietários de armas e centros de detenção se concentrem na prevenção de suicídios, devemos ser capazes de diminuir os números”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

MAIS LIDAS

Share This