Philips vai despedir seis mil pessoas devido a prejuízos recolha de ventiladores defeituosos

30 de Janeiro 2023

A Philips anunciou hoje que vai despedir seis mil pessoas até 2025, devido a prejuízos causados pela recolha de ventiladores para a apneia do sono defeituosos, a afetar há meses a empresa holandesa.

O presidente executivo da Philips, Roy Jakobs, descreveu, em comunicado, a nova redução na força de trabalho como “difícil, mas necessária”.

Em outubro, o grupo holandês já tinha anunciado o despedimento de quatro mil trabalhadores.

Em junho de 2021, a Philips anunciou a recolha de milhões de ventiladores para a apneia do sono, alertando que a espuma de amortecimento de som podia quebrar, levando os utilizadores a inalar pequenas partículas ou produtos químicos perigosos durante o sono.

A Philips estimou inicialmente que podia reparar ou substituir as unidades no prazo de um ano. Mas com a recolha a atingir mais de cinco milhões de dispositivos em todo o mundo, a empresa holandesa admitiu, em outubro, que o esforço ia continuar durante 2023.

A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), uma doença que pode atingir até 80% da população acima dos 65 anos, faz subir o risco de hipertensão arterial, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral e arritmias cardíacas.

A SAOS implica ainda um grande risco de acidentes nas pessoas que ficam com sonolência durante o dia e adormecem ao volante.

De acordo com a Fundação Portuguesa do Pulmão, a SAOS é muito frequente, está subdiagnosticada e pode afetar 25% das mulheres e 50% dos homens.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

Literacia em saúde para crianças ganha espaço na KidZania.

A Generis Farmacêutica, líder no mercado português de medicamentos genéricos, inaugurou um espaço educativo inovador na KidZania Lisboa, tornando-se o primeiro laboratório farmacêutico a marcar presença neste parque temático. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights