Açores com dois novos casos nas últimas 24 horas

12 de Setembro 2020

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dois casos positivos de covid-19 na ilha do Pico, na sequência das 1.301 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região, localizados nas ilhas de São Miguel e Terceira.

A informação é avançada no comunicado diário da Autoridade de Saúde dos Açores, explicando que os casos reportam-se a uma mulher, com 39 anos, e a um homem com 25 anos, “não residentes, que desembarcaram na Região a 7 de setembro provenientes de território continental e apresentaram teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 negativo à chegada e diagnóstico positivo no rastreio após o sexto dia”.

Segundo aquela entidade, os doentes “apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos”.

Há ainda a registar “a saída de um caso positivo de São Miguel, à revelia das autoridades de saúde” e já foram “diligenciados os contactos com as autoridades de saúde em território continental para acompanhamento do caso, bem como procedimentos relativos à responsabilização judicial pelo sucedido”, informa a Autoridade de Saúde açoriana.

Até ao momento, foram detetados na Região 254 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 45 casos positivos ativos, dos quais 35 em São Miguel, seis na Terceira, três no Pico e um na Graciosa.

Desde o início do surto morreram 16 pessoas na região, todas em São Miguel.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 916.372 mortos e mais de 28,5 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.860 pessoas dos 63.310 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights