FMI alerta para os riscos da fragmentação dos mercados globais: PIB mundial pode sofrer perdas de até 7%”

8 de Junho 2023

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, apelou hoje para que se minimize as consequências da fragmentação dos mercados globais provocadas pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, que no pior cenário podem subtrair ao PIB mundial até 7%.

“Vamos tentar minimizar este dano”, declarou a responsável do Fundo Monetário Internacional (FMI) na sessão plenária do Fórum Internacional de Astana, que se realiza entre hoje e amanhã na capital Cazaquistão.

Georgieva expressou preocupação com a atual situação económica global, salientando que se vive “tempos incertos” em que “a produtividade ainda não está a crescer rapidamente o suficiente, os indicadores de pobreza e fome estão a aumentar” e todos agem “imprudentemente”.

“Esfriamos uma economia que não é muito ‘quente’ por si só. Permitimos que forças fragmentadas provoquem danos e impeçam que milhões de pessoas melhorem as suas condições de vida e suas possibilidades económicas”, alertou.

Segundo a diretora-geral do FMI, a instituição que dirige “fez um grande trabalho para avaliar a gravidade dos danos provocados por essa fragmentação e quão grandes podem ser” e obteve “resultados chocantes”.

“Se permitirmos que o comércio se divida em blocos separados, se não tomarmos medidas de proteção e garantias, o mundo pode sofrer perdas de até 7% do PIB [Produto Interno Bruto] global. Isso é aproximadamente comparável ao PIB da Alemanha e do Japão. É como se não existisse”, disse.

Georgieva acrescentou ainda que, se caso seja considerado que os investimentos estrangeiros diretos hoje estão cada vez mais a aderir aos princípios de alianças políticas e não à lógica económica, então essas perdas podem crescer mais 2%.

Defendeu ainda ser “necessária uma maior integração que reflita também as tarefas estratégicas nacionais” ao mesmo tempo que se faça de forma mais eficaz para defender os interesses dos cidadãos.

Nesse caso, comentou, seria possível minimizar a fragmentação dos mercados globais e reduzir as perdas em até 0,2% do PIB mundial, segundo cálculos do FMI.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights