ANF rejeita falhanço da estratégia de vacinação sazonal

6 de Janeiro 2024

A presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, rejeitou hoje que as farmácias tenham falhado na vacinação sazonal, assinalando que a maioria das pessoas vacinadas o fez nas farmácias.

“A estratégia não falhou”, afirmou à Lusa, apontando que “mais de 60% das pessoas vacinadas” contra a gripe e a covid-19 na campanha 2023/2024, em curso, “escolheram as farmácias”.

Ema Paulino reagia a um comunicado da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), segundo o qual a vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 nas farmácias comunitárias falhou, com a cobertura vacinal na campanha em curso a estar abaixo da registada em anos anteriores.

A presidente da ANF advogou que a cobertura vacinal na campanha 2023/2024 “está em linha com a de anos anteriores” e no final “poderá eventualmente superar” as precedentes, atestando que “as farmácias não estão a falhar”, tendo mesmo ajudado a reduzir a “hesitação na vacinação”.

Para a USF-AN, em 20 de novembro, Portugal, pela primeira vez em 5 anos, não tinha taxas de vacinação seguras para a gripe e a covid-19 e foi a ativação dos centros de saúde para apoiar as farmácias que levou a uma “maior vacinação” e a “mais agendamentos nas farmácias (onde estavam as vacinas)”.

A campanha de vacinação da gripe decorre em simultâneo com a da covid-19 e dirige-se a maiores de 60 anos, doentes crónicos, grávidas, profissionais de saúde e funcionários de lares de idosos, tendo na época 2023/2024 sido alargada às farmácias comunitárias.

Antes, as vacinas eram sobretudo administradas nos centros de saúde (unidades de saúde familiares).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This