Conselho de Ilha do Pico questiona executivo sobre saúde e ampliação da pista do aeroporto

18 de Março 2025

O Conselho de Ilha do Pico continua a pedir ao Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) obras de reabilitação nos três centros de saúde e a reafirmar a “necessidade urgente” da ampliação da pista do aeroporto

No memorando, a que a agência Lusa teve acesso, elaborado a propósito da visita estatutária que o executivo de coligação vai fazer entre quarta e sexta-feira à ilha do Pico, o Conselho de Ilha pede para este ano o lançamento do concurso público para a empreitada de construção do novo centro de saúde das Lajes do Pico e “obras urgentes” de reabilitação dos edifícios dos três centros de saúde da ilha (Madalena, Lajes do Pico e São Roque do Pico).

O organismo reivindica ainda mais recursos humanos e equipamentos e o aumento do número de consultas de especialidade, sobretudo de pediatria e pré-natalidade, para “minimizar a deslocação de utentes a outras ilhas”.

Também pede a “harmonização e interligação administrativa entre os serviços do Hospital da Horta e as empresas de transporte marítimo e terrestre, de modo a agilizar e melhorar o processo de marcação de consultas, tendo em conta os horários dos transportes, de modo a reduzir os tempos de espera dos utentes deslocados” e “um meio de transporte específico para os utentes que se deslocam diariamente entre o terminal marítimo do Faial e o Hospital da Horta e vice-versa”.

O órgão presidido por Rui Matos também volta a propor a reabilitação e adequação do antigo centro de saúde de Lajes do Pico a uma “infraestrutura integrada de serviços públicos destinados à população idosa”.

Na área das infraestruturas, os conselheiros apelam à “necessidade urgente da ampliação da pista do aeroporto do Pico” e a criação de um voo diário na rota Lisboa/Pico/Lisboa na época alta, bem como o “reforço urgente de mais voos nas ligações interilhas (Ponta Delgada/Pico/Ponta Delgada e Terceira/Pico/Terceira) durante todo o ano”.

O organismo pede ainda “informações sobre qual o plano do Governo Regional em relação às Obrigações de Serviço Público” e relativamente ao projeto do porto comercial de São Roque do Pico, bem como a criação de um Parque de Exposições Permanente na ilha.

O Conselho de Ilha quer conhecer o estado do projeto de empreitada do Museu da Construção Naval, em Santo Amaro do Pico, bem como os seus conteúdos, e pede obras de conservação e de manutenção dos edifícios e espaços museológicos da ilha.

Na Educação, pergunta pelo plano de intervenção para o parque escolar da ilha do Pico e pela calendarização da requalificação e manutenção dos edifícios.

À Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, os conselheiros apelam para a “necessidade urgente de obras de reparação e melhoramento na atual rede de caminhos rurais e florestais” e para o “aumento urgente do abastecimento de água à lavoura em toda a ilha”.

Para além da necessidade de sistemas de captação e armazenamento de água em altitude, com lagoas artificiais, pugnam “pela necessidade de se avançar para um projeto de aproveitamento da água da Lagoa do Paúl da Serra do Topo, para o abastecimento de água à lavoura e às populações”.

No memorando, onde são feitas questões ao executivo açoriano sobre várias áreas, os conselheiros também defendem a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, pedem melhoramentos nas casas de aprestos das Lajes do Pico e informação sobre a reparação do porto das Ribeiras e da orla costeira do caminho da piscina.

O Governo dos Açores vai iniciar na quarta-feira uma visita estatutária de três dias à ilha do Pico, no grupo Central.

O Conselho de Ilha é um órgão consultivo do Governo dos Açores composto pelos presidentes das câmaras e assembleias municipais da ilha, por quatro membros eleitos de cada assembleia municipal, por três presidentes de junta de freguesia, um representante do Governo Regional (sem direito a voto) e vários membros das organizações sociais, ambientais, culturais e empresariais da ilha.

NR/N/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

Raiva matou 171 pessoas em Angola em 2024

A raiva matou 171 pessoas em Angola em 2024, segundo dados oficiais hoje divulgados, que indicam uma taxa de mortalidade de 100%, tendo já sido notificados este ano 29 casos, todos levando à morte também.

Ilhas de Calor Urbano Agravam-se Mais Rápido em Cidades Pobres

Cidades de países de baixo e médio rendimento enfrentam um aumento acelerado do efeito de ilha de calor urbano, impulsionado por expansão desordenada, perda de espaços verdes e infraestrutura deficiente, agravando desigualdades sociais e riscos climáticos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights