México regista primeira morte com gripe das aves

9 de Abril 2025

O México registou hoje a primeira morte pelo vírus da gripe das aves, segundo as autoridades regionais de saúde.

“Ao início da manhã, recebemos a confirmação da trágica morte de uma menina de três anos, que estava hospitalizada. A causa da morte foi a falência múltipla dos órgãos”, disse o secretário de Estado da Saúde de Coahuila, Eliud Aguirre, aos meios de comunicação locais.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde tinha anunciado este primeiro caso de infeção de humanos pela gripe aviária (H5N1).

Eliud Aguirre referiu que ainda não foi determinada a origem da infeção da criança, que estava hospitalizada em Torreón.

No entanto, o governante adiantou que está a ser estudada a possibilidade de uma tempestade de poeira ter arrastado resíduos infetados de aves ou gado.

As autoridades estão agora a averiguar a possibilidade de existirem outros casos de infeção e a controlar as explorações avícolas. Até ao momento, não se registaram testes positivos.

Os sintomas da gripe aviária em humanos podem incluir conjuntivite, tosse, febre alta, dores musculares e falta de ar.

Em 2024, os EUA, que fazem fronteira com o México, registaram 66 dos 81 casos de humanos infetados pelo vírus H5N1.

Em Portugal, o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, apontou, em meados de fevereiro, a existência de cinco focos domésticos e quatro focos selvagens de gripe das aves.

A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.

Em final de janeiro, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) disse, no parlamento, que Portugal não tem casos de gripe das aves em humanos, mas referiu que a vigilância tem de ser ativa para proteger os trabalhadores.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights