Surto em lar da Misericórdia da Trofa provoca a morte de dois utentes

9 de Novembro 2020

Uma idosa do lar Santa Casa da Misericórdia da Trofa infetada com o novo coronavírus morreu, subindo para dois o número de óbitos provocados pelo surto de Covid-19 na instituição, disse hoje à Lusa a diretora técnica, Zélia Reis.

A segunda vítima mortal, de 95 anos, estava internada na unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave e morreu no domingo, esclareceu a responsável.

O primeiro óbito ocorreu a 24 de outubro, um homem, também de 95 anos, infetado com o novo coronavírus e que foi o primeiro sinal do surto que se seguiu na instituição.

Ainda segundo Zélia Reis, efetuou-se no sábado nova testagem a utentes e colaboradores, que confirmou a redução do número de infetados.

“Temos atualmente 37 infetados, sendo 21 utentes e 16 colaboradores, que se encontram em isolamento profilático”, resumiu a diretora técnica, acrescentando “haver ainda dois idosos a aguardar resultado”.

A 03 de novembro, a instituição registava 44 casos positivos entre utentes e colaboradores.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.251.980 mortos em mais de 50 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.896 pessoas dos 179.324 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

MAIS LIDAS

Share This