Casa de apoio domiciliário a idosos em Benfica fecha no final do mês

17 de Novembro 2020

A Casa de Bem Estar de Santa Cruz, em Benfica, Lisboa, vai encerrar no final deste mês, deixando de prestar apoio domiciliário a mais de 30 idosos e no desemprego mais de 15 trabalhadores, disseram à Lusa fontes da instituição e sindical.

A organização continuará a prestar apoio domiciliário aos pouco mais de 30 idosos que tem atualmente até ao fim do mês, que serão depois dessa data acompanhados por outras instituições que estão a par da situação, entre as quais a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, disse a diretora técnica, Maria Eugénia Beltran.

O alerta para 15 trabalhadores despedidos e com ordenados em atraso partiu do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (STFPS), que refere ainda que a instituição vai deixar de prestar apoio a 77 idosos protocolados com a Segurança Social.

Contactada pela Lusa, a diretora técnica da instituição explicou que a instituição já teve cerca de 100 utentes domiciliários, mas agora “se tiver trinta e tal é muito”.

“Tivemos uma grande baixa de utentes. Morreram imensas pessoas. Infelizmente, isto também está ligado com a pandemia. Atingiu toda a gente. Tivemos essas baixas e depois, infelizmente, também tivemos muitas pessoas que não puderam pagar a comparticipação dos utentes. Muitos familiares ficaram desempregados e não podem pagar a comparticipação e estão a servir-se inclusivamente das reformas dos pais, dos avós”, disse.

Devido à “muito grande, mesmo muito grande” baixa de receitas, a instituição ficou com problemas graves a nível financeiro e decidiu encerrar.

“Temos alguns ordenados em atraso de outubro e subsídios e não pode ser. É incomportável. Optámos por fechar no final deste mês, com indicação aos funcionários, e vamos apresentar um plano de insolvência, porque eles têm direito ao fundo de garantia salarial”, acrescentou, salientando que a atual direção da casa também é constituída por pessoas muito idosas e que acabará o mandato em dezembro, não existindo ninguém que queira assumir a casa posteriormente.

Numa nota, o STFPS afirmou que denunciou em agosto várias irregularidades na instituição à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) “por várias vezes, mas sem qualquer intervenção deste organismo”.

O STFPS salientou que, “em contexto de pandemia”, a situação irá ter impactos “brutais para as trabalhadoras, algumas delas em risco de ficar em situação de sem-abrigo”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This