Surtos em dois centros infantis na origem do aumento de casos ativos em Évora

4 de Dezembro 2020

Os surtos de Covid-19 em dois centros infantis de Évora são a principal preocupação das autoridades e o motivo do aumento do número de infeções ativas no concelho, que ronda as 400, disse esta sexta-feira o presidente do município.

“Os principais surtos são em duas creches, uma delas com 62 casos e a outra com 17”, indicou o autarca de Évora, Carlos Pinto de Sá, em declarações à agência Lusa.

Estes surtos “têm muitos casos ativos” e continuam a ser “acompanhados pela Autoridade de Saúde Pública”, sublinhou, assinalando que os dados mais recentes recebidos pela câmara municipal mostram que ambos “começam a estar controlados”.

Pinto de Sá realçou que o concelho de Évora tem “outros surtos mais pequenos”, com menos casos, nomeadamente com origem numa escola profissional, no Hospital do Espírito Santo de Évora e na corporação de bombeiros.

“Estão a ser também acompanhados no sentido de se conseguir evitar que o número de contágios possa aumentar”, acrescentou.

Segundo o mais recente relatório da situação epidemiológica, divulgado na quinta-feira à noite pela autarquia, o município tem 392 casos ativos de Covid-19.

O relatório mostra que desde o início da pandemia já foram infetadas no concelho 758 pessoas, das quais 363 já recuperaram da Covid-19 e três morreram.

Portugal contabiliza pelo menos 4.724 mortos associados à covid-19 em 307.618 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h00 e as 05h00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada nos concelhos de maior risco entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo, e entre as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Aliança para o Cancro do Pulmão lança website

Aumentar a sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes são os grandes objetivos da Aliança para o Cancro do Pulmão, que acaba de lançar o seu website. São sete as entidades que se uniram para trabalhar ao nível prevenção, diagnóstico, tratamento e literacia nesta patologia

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights