Lar de Malhadas em Miranda do Douro livre do surto

7 de Dezembro 2020

O surto de Covid-19 que afetou o lar de Malhadas, em Miranda do Douro, infetando 42 utentes e 18 colaboradores, provocando a morte a um idoso, foi dado como sanado, indicou esta segunda-feira a direção do lar.

“Todos os utentes [41 no total] e 17 funcionários estão curados da infeção provocada pelo novo coronavírus. Temos a lamentar a morte de um utente de 85 anos que tinha outras patologias associadas”, explicou à Lusa Sónia Neto, diretora do lar particular Casa de Repouso Livro de Memórias.

De acordo com a responsável, há ainda uma funcionária em fase de recuperação no domicílio e que apresenta “sintomas ligeiros” para a infeção provocada pelo SARS-CoV-2.

“Numa primeira fase, 41 pessoas [um total de 26 utentes e 15 funcionários] foram testadas pela Saúde Pública e 25 utentes e oito colaboradores deram positivo para a Covid-19”, indicou Sónia Neto.

Ainda de acordo com a responsável, uma semana depois foram efetuados novos testes, registando-se mais um utente que testou positivo.

No caso dos funcionários houve mais três que testaram positivo para o novo coronavírus.

O primeiro caso foi detetado neste lar partilhar do distrito de Bragança a 17 de novembro.

A diretora do Lar disse que o processo de desinfeção foi feito sob a orientação da Proteção Civil Municipal de Miranda do Douro, através dos bombeiros de Miranda do Douro.

Portugal contabiliza pelo menos 4.963 mortos associados à Covid-19 em 322.474 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights