Oncologia transferida para Águeda para proteger doentes

3 de Fevereiro 2021

O Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga foi transferido de Aveiro para Águeda, para manter os doentes a segurança e qualidade aos doentes, explicou hoje a administração hospitalar.

Na véspera do Dia Mundial do Doente Oncológico, que o CHBV vai assinalar com a distribuição de flores e mensagens aos doentes, a administração explicou a transferência para o Hospital de Águeda com o objetivo de manter o doente oncológico em zonas “covid free”.

“A declaração da pandemia obrigou a ajustes na organização dos cuidados prestados ao doente oncológico do CHBV, com o objetivo de manter a segurança e a qualidade dos mesmos”, explica a administração do CHBV em comunicado.

De acordo com o comunicado, teve também início a consulta de enfermagem telefónica a todos os doentes, realizada na véspera dos procedimentos, “a fim de, através de um inquérito de controlo sintomático, garantir vindas seguras ao espaço hospitalar”.

“É de assinalar ainda que, em conformidade com as normas definidas pela Direção Geral de Saúde, todos os doentes, efetuam, previamente aos tratamentos, a realização do rastreio SARS-CoV-2”, acrescenta.

Entre 01 de março de 2020 e 03 de fevereiro de 2021, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga prestou cuidados a cerca de 600 doentes com cancro e realizou 4.400 sessões de quimioterapia, de acordo com os dados da instituição.

“Este ano, apesar das contingências a que a pandemia obriga, o hospital de dia de Oncologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, como habitualmente, vai prestar uma singela homenagem aos seus doentes, com a entrega de flores e mensagens de esperança”, salienta o comunicado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights