ONU alerta que financiamento e economia verde são cruciais para África

21 de Março 2021

A secretária executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) disse hoje que os ministros africanos das Finanças vão defender o acesso aos mercados financeiros e a aposta na economia 'verde' para recuperar da pandemia.

Em declarações à Lusa à margem da 53ª Conferência dos Ministros das Finanças, Economia e Desenvolvimento, Vera Songwe disse que “desta reunião deverá sair um apelo dos ministros africanos para uma resposta adequada da comunidade internacional à crise e um acordo no plano de recuperação”, que estará focado na economia ‘verde’ e acrescentou que “a conversação está muito centrada em como construir melhor doravante, como sair da crise”

Antecipando as conclusões da reunião que termina na terça-feira, Vera Songwe afirmou: “Primeiro, como garantir a resposta de que precisamos, estendendo a Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) até final do ano, emitindo Direitos Especiais de Saque [do Fundo Monetário Internacional] e emprestando-os” aos países mais vulneráveis.

Depois, continuou, é importante a criação de “instrumentos de acesso ao mercado, a que chamamos de Instrumento de Liquidez e Sustentabilidade, que vai permitir aos países ir aos mercados com taxas muito mais baixas para poderem investir num desenvolvimento renovável e mais sustentável”, disse a responsável, que é também vice-secretária-geral das Nações Unidas.

A recuperação da crise, acrescentou, “será dependente de uma economia mais verde, com mais sustentabilidade, tecnologias de informação, uma nova era digital e a energia, que é o facilitador de toda esta industrialização, para além de saber como podemos beneficiar do acordo de comércio livre se não temos a infraestrutura certa”.

Para Vera Songwe, é certo que a crise vai continuar, por isso a questão passa por definir um modelo de resposta a longo prazo, em vez de o continente ser repetidamente apanhado desprevenido.

“Está a haver a uma conversação sobre como reiniciar a nível global as instituições internacionais financeiras, porque esta crise vai continuar, e não podemos cada vez que há uma crise pensar no que vamos fazer agora, temos de ter soluções de longo prazo para responder a isto”.

O comité de peritos da UNECA está reunido desde quarta-feira em Adis Abeba, e a partir de segunda-feira são esperadas as participações dos ministros africanos das Finanças, Economia e Desenvolvimento, que farão um ponto de situação relativamente ao impacto da pandemia de covid-19 e às estratégias para ultrapassar a crise económica e sanitária daí decorrente.

No âmbito desta reunião, a UNECA reviu as previsões de crescimento económico para o continente, antecipando agora uma expansão que pode chegar a 3,1%, depois de uma recessão no ano passado.

“Depois da recessão de entre 1,8% a 5,4% no ano passado, há riscos que o continente enfrentou e que vai enfrentar este ano, como a segunda vaga da pandemia, os preços baixos e os conflitos em muitos países, mas as previsões para 2021 são mais positivas e estimamos um crescimento de entre 0,4% até 3,1%”, disse o responsável pelo departamento de análise macroeconómica e governação, Hopestone Chavula.

África regista quase 110 mil mortes associadas à covid-19 e mais de 4 milhões de infetados pelo coronavírus SARS-CoV-2, desde o início da pandemia no continente, em fevereiro do ano passado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Como gerir a doença crónica durante a gravidez?

Na sessão intitulada “Doença crónica grave e gravidez: como gerir” do 30.º CNMI, Inês Palma dos Reis abordou questões cruciais relacionadas com a saúde materna e fetal. Com um enfoque na prevenção e mitigação de riscos, a palestra procurou fornecer orientações essenciais para médicos de mulheres com doença crónica.

Quem são os 17 cabeças de lista às eleições europeias de 09 de junho?

No próximo dia 9 de junho, com exceção dos representantes do PTP e do MAS, todos os cabeças-de-lista às eleições europeias apresentam-se pela primeira vez.  Dos 17 cabeças-de-lista apresentados, apenas dois  têm formações e carreiras diretamente ligadas ao setor da saúde, é o caso de Marta Temido com formação e experiência diretamente ligada ao setor da saúde, foi Ministra da Saúde e é doutorada em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, além de ter um mestrado em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Manuel Carreira, psicoterapeuta e psicólogo forense e trabalha como psicólogo no Centro Hospitalar de Leiria. 

A POCUS em Medicina Interna

No palco do 30.º CNMI, ocorreu uma sessão subordinada ao tema “POCUS em Medicina Interna: da prática à competência”.

30.º CNMI destaca a realidade da Insuficiência Cardíaca em Portugal

No 30.º CNMI, Joana Pimenta apresentou a sessão intitulada “Insuficiência Cardíaca: a realidade portuguesa”, onde abordou os desafios e características da Insuficiência Cardíaca (IC) em território nacional. A palestra teve como objetivo principal caracterizar a população portuguesa de doentes com IC e discutir a organização dos serviços de Medicina Interna para enfrentar esta condição complexa.

As fases das doenças autoimunes

Raquel Faria foi uma das palestrantes na sessão “Doenças autoimunes: da fisiopatologia aos desafios terapêuticos”, apresentando o tema “Nefrite lúpica: das guidelines à otimização terapêutica” durante o 30.º CNMI.

A evolução da Medicina Interna

No âmbito do 30.º CNMI, Andreia Carreira protagonizou uma sessão subordinada ao tema “Algoritmos de decisão e raciocínio clínico: ameaça ou complementaridade?”.

Saúde cardiometabólica no doente com VIH

No 30.º CNMI, o tema “Saúde cardiometabólica no doente com VIH” foi explorado em profundidade, destacando-se a apresentação de Liliana Pedro intitulada “Risco cardiovascular acrescido. Uma inevitabilidade?”. A médica abordou a evolução da patologia VIH e o impacto crescente do risco cardiovascular nesses doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights