Responsável pela Saúde e mais 11 ministros demitem-se na Índia

7 de Julho 2021

Doze ministros indianos demitiram-se esta quarta-feira, incluindo o ministro da Saúde, Harsh Vardhan, muito criticado pela gestão da pandemia da Covid-19 no país, anunciou o gabinete do Presidente indiano.

Estas demissões fazem parte de uma grande remodelação governamental realizada pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, após um aumento devastador nos casos de Covid-19 e antes de importantes eleições nos Estados indianos.

O ministro da Saúde foi particularmente criticado perante o aumento de casos do novo coronavírus em abril e maio, que colocou os serviços de saúde sob grande pressão em muitas áreas do país, pois os hospitais ficaram sem camas, oxigénio e medicamentos.

A Índia registou 43.733 casos de Covid-19 e 930 mortes nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde indiano, um aumento em relação à véspera, com mais nove mil infeções e mais 377 mortos.

O número de casos diários continua ainda assim abaixo dos 50 mil pelo 10.º dia consecutivo, indicou o Ministério, em comunicado.

A Índia viveu recentemente uma devastadora segunda vaga da pandemia, que atingiu o pico em meados de maio, com mais de 400 mil novos casos por dia, mas a curva de contágio tem vindo a descer nas últimas semanas.

Entre os ministros indianos que se demitiram hoje estão também os do Meio Ambiente, Prakash Javadekar, e da Educação, Ramesh Pokhriyal Nishank.

O ministro da Tecnologia da Informação, Ravi Shankar Prasad, também apresentou a sua demissão.

Prasad tem estado numa disputa nos últimos meses com o Twitter e outras redes sociais por causa de novos regulamentos que se aplicam às redes sociais na Índia.

Os novos regulamentos forçam as redes sociais a remover e rastrear até o primeiro autor de mensagens que ameaçam a segurança do Estado, a ordem pública ou a soberania do país.

No entanto, espera-se que Prasad receba um papel importante no partido de Modi, o Bharatiya Janata (BJP), antes das eleições nos Estados.

A Índia é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19, depois dos Estados Unidos, contabilizando atualmente mais de 30,6 milhões de infeções desde o início da pandemia, de acordo com o último balanço da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

Com 404.211 mortos, a Índia é o terceiro país com mais mortes causadas pela Covid-19, a seguir aos EUA e Brasil.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 3.996.519 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 184,4 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela...

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights