Ministro da Saúde da Tunísia demitido em plena crise pandémica

21 de Julho 2021

O primeiro-ministro tunisino, Hihem Mechichi, demitiu hoje o titular da pasta da Saúde, Faouzi Mehdi, numa altura em que a Tunísia está a viver um pico de infeções de covid-19, anunciou hoje o Governo de Tunes.

Anunciada em comunicado, a presidência do executivo não avança as razões para a demissão.

Mehdi está por trás da decisão de abrir temporariamente a vacinação a todos os tunisinos com mais de 18 anos por dois dias, hoje e quarta-feira, levando a uma corrida nos centros de vacinação, numa altura em que o país está a viver uma alta de casos de contágio do novo coronavírus.

O ministro dos Assuntos Sociais tunisino, Mohamed Trabelsi, foi designado para tutelar interinamente a pasta da Saúde.

O Governo de Mechichi (personalidade escolhida em agosto de 2020 pelo Presidente da Tunísia, Kais Saied) está já enfraquecido pela saída de muitos ministros, que não foram ainda substituídos após uma remodelação que está ainda pendente.

Em janeiro passado, o Presidente da Tunísia, Kaïs Saïed, que goza de uma popularidade significativa no país, recusou dar posse aos ministros, que foram aprovados pelo Parlamento, em desacordo com o principal partido parlamentar, o movimento islâmico Ennahdha.

A remodelação, que envolveu uma dezena de ministros, foi impulsionada pelo Ennahdha para assegurar ao governo o apoio de coligação parlamentar.

O Ministério da Saúde foi então designado para um médico de Sousse (leste), tendo Mehdi mantido a pasta graças à crise política.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This