Mário Durval termina funções como delegado de Saúde de Lisboa

2 de Setembro 2020

O médico de saúde pública Mário Durval terminou na terça-feira a função como delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, cargo que ocupava desde 2017.

Em declarações à Lusa, Mário Durval confirmou que foi substituído porque “terminou a comissão de serviço” na terça-feira, escusando-se a comentar por que não tinha sido ponderada uma recondução no cargo.

A evolução da situação pandémica de covid-19 na zona de Lisboa levou o presidente da autarquia, Fernando Medina, a sugerir em julho deste ano a substituição das chefias de saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

“Ou há capacidade de conter isto rápido ou então têm de ser colocadas as pessoas certas nos sítios certos”, disse então o presidente da câmara de Lisboa dirigindo-se a Mário Durval entre outras personalidades.

Em entrevista à Rádio Observador, Mário Durval assumiu ter havido falhas nos rastreios e na identificação das pessoas que faziam o teste à covid-19.

Mário Durval é assistente graduado sénior da carreira médica de saúde pública, tendo desempenhado funções como Autoridade de Saúde ao nível concelhio (Aljustrel e Barreiro), e, mais tarde, no Arco Ribeirinho.

Foi também diretor dos Centros de Saúde de Aljustrel e Amora e, anteriormente, diretor de Serviços de Saúde em Beja.

O médico “promoveu múltiplas inovações nos cargos que desempenhou, tais como ter iniciado a valência de Saúde Ocupacional em centros de saúde, o modelo de gestão em equipas nucleares em Beja, tal como a criação das Unidades de Saúde Familiares e Comunitárias no Centro de Saúde da Amora”, segundo informação disponível no site da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mário Durval desenvolveu o conceito e fundou o movimento “Escola de Afetos/Escola de Sucesso” no âmbito da saúde escolar e fundou as “Cidades dos Afetos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights