Brasil ultrapassa quatro milhões de casos e aproxima-se dos 125 mil mortos

4 de Setembro 2020

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos quatro milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (4.041.638), momento em que totaliza 124.614 mortos desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

Desse total, 834 óbitos e 43.773 infetados foram registados nas últimas 24 horas.

As autoridades de saúde brasileiras indicaram ainda que 3.247.610 cidadãos infetados já recuperaram da doença e 669.414 estão sob acompanhamento médico.

A taxa de letalidade da covid-19 mantém-se em 3,1% no país sul-americano, onde a taxa de incidência é hoje de 59,3 óbitos e de 1923,2 casos por cada 100 mil habitantes.

São Paulo, o estado mais rico e populoso do Brasil, com cerca de 44 milhões de habitantes, é o foco da pandemia no país, concentrando oficialmente 837.978 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus e 30.905 mortos.

Na lista de estados mais afetados seguem-se a Bahia, com 265.739 infetados e 5.549 vítimas mortais, e o Rio de Janeiro, que totaliza 230.271 casos e 16.394 óbitos.

De acordo com um consórcio formado pela imprensa brasileira, que decidiu colaborar na recolha de informações junto das secretarias de Saúde estaduais, o país registou mais 830 mortes e 44.728 novos infetados nas últimas 24 horas.

No total, o consórcio constituído pelos principais ‘media’ do Brasil indicou que o país contabiliza 4.046.150 casos e 124.729 mortos, desde o início da pandemia, registada oficialmente no país em 26 de fevereiro.

O número de novos casos de covid-19 parou de crescer em 70% das 324 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Entre as 27 unidades federativas do país, 12 não têm nenhum grande município com aumento acelerado do contágio, segundo o jornal Folha de S.Paulo, que tem monitorizado o estado da pandemia em cidades grandes e estados.

De acordo com os dados recolhidos, a situação é de estabilidade em 41% desses municípios e de desaceleração do contágio em 29%.

No dia em que ultrapassou os quatro milhões de casos confirmados, o Ministério da Saúde brasileiro fez um balanço das ações que desenvolveu para enfrentar a pandemia.

Desde a chegada do vírus ao país, o Governo do Brasil destinou aos 26 estados e ao Distrito Federal 83,6 mil milhões de reais (13,3 mil milhões de euros).

“Desse total, 58,1 mil milhões de reais [9,27 mil milhões de euros] foram para serviços de rotina do Sistema Único de Saúde, e os outros 25,5 mil milhões de reais [4,07 mil milhões de euros] para enfrentar a covid-19. A pasta da Saúde vem dando apoio irrestrito aos estados e municípios na compra e entrega de equipamentos médicos e de proteção individual”, informou a tutela em comunicado.

O Ministério da Saúde indicou ainda, em conferência de imprensa, que a reserva nacional de cloroquina está completa e que o executivo irá distribuir essa medicação que foi doada pelo Governo dos Estados Unidos a estados e municípios, mediante a procura.

Segundo o ministério, já foram distribuídas 5,6 milhões de unidades desse fármaco, que é normalmente utilizado em doenças como malária, mas que não tem comprovação cientifica contra a covid-19, apesar da sua ampla defesa por parte do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 863.679 mortos e infetou mais de 26 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights