SPMI quer promover a formação em geriatria

8 de Setembro 2020

O Núcleo de Estudos de Geriatria (GERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realiza a sua quarta reunião anual, nos dias 22 e 23 de outubro, em formato digital. A reunião visa promover a “formação em geriatria a todos os profissionais de saúde”. Os especialistas consideram que a pandemia veio demonstrar a vulnerabilidade dos idosos.

De acordo com a coordenadora-adjunta do NEGERMI, Sofia Duque, “o grande objetivo desta reunião é promover a formação em geriatria a todos os profissionais de saúde que cuidem de idosos em vários níveis de cuidados assistenciais – ambulatório/comunidade, hospital e instituições”.

Os especialistas referem que a pandemia da Covid-19 veio enfatizar que as pessoas idosas apresentam elevada vulnerabilidade a eventos adversos, por exemplo relacionados com o confinamento no domicílio. É neste sentido que a SPMI sublinha a importância da atualização de conhecimentos sobre Geriatria, uma vez que os idosos “carecem de cuidados de saúde e sociais especializados”.

Na reunião irão ser abordados temas como a diabetes no doente idoso, dilemas no tratamento farmacológico, projetos para a promoção do envelhecimento saudável, promoção da autonomia do doente idoso, gestão do doente fora do internamento, a importância da geriatria nas outras especialidades e, a alimentação no doente idoso com demência entre outros.

Esta reunião é direcionada a médicos de Medicina Interna e especialistas de outras áreas da saúde que perspetivem obter e partilhar conhecimentos, experiências e visões no âmbito da medicina geriátrica. “Destaca-se ainda a possibilidade de apresentação de trabalhos, estando aberta a submissão de abstracts até dia 30 de setembro.”

Os participantes poderão assistir em direto ou em diferido uma vez que as sessões serão gravadas e disponibilizadas na plataforma.

Os interessados devem consultar mais informação Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights