BCE diz que é preciso assegurar opções de pagamento gratuitas e sem riscos para todos

22 de Outubro 2020

O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais têm a responsabilidade de assegurar opções de pagamento gratuitas e sem riscos para todos, incluindo o "acesso contínuo a numerário", disse hoje Fabio Panetta, membro do comité executivo do BCE.

Panetta, que falava hoje na abertura de uma conferência sobre pagamentos na Europa e o euro digital, sublinhou que o numerário continua a ser a principal forma de pagamento a retalho, mesmo que a sua utilização esteja a diminuir.

Apesar da queda da utilização de numerário para pagamentos, “a procura de notas de euro está a crescer a uma taxa anual de 10% e acelerou muito com o surgimento da pandemia”, disse Panetta.

O volume de transações em numerário diminuiu de 79% em 2016 para 73% em 2019 e em termos do valor das transações este caiu de 54% para 48% nos mesmos anos, de acordo com os números de Panetta.

Panetta precisou que o BCE detetou que o comércio eletrónico disparou durante os confinamentos resultantes da pandemia da covid-19, afirmando que “as vendas de comércio eletrónico, por exemplo, duplicaram na zona euro nos últimos seis anos e aumentaram um terço durante o confinamento em relação aos níveis pré-crise”.

“A tendência para pagamentos sem dinheiro foi acelerada pela pandemia”, disse Panetta, acrescentando que “houve um ‘boom’ nos pagamentos das famílias através da internet e uma mudança para pagamentos sem contacto nas lojas”.

Mais de 40% (41%) dos participantes num recente inquérito do BCE disseram ter reduzido a sua utilização de dinheiro e a maioria espera continuar a pagar menos com dinheiro quando a pandemia acabar.

A expansão das transações sem numerário deve-se, principalmente, aos pagamentos com cartão, que aumentaram de 19% para 24% em termos de volume e de 39% para 41% em termos de valor.

NR/N/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights