Fitch deve pronunciar-se hoje sobre o ‘rating’ de Portugal

20 de Novembro 2020

A agência de notação financeira Fitch tem agendada para hoje uma pronúncia acerca do 'rating' de Portugal, depois de ter baixado a perspetiva na sua última revisão, em abril.

No dia 22 de maio, a Fitch também tinha agendada uma pronúncia sobre o ‘rating’ de Portugal, algo que não veio a acontecer, mantendo a revisão em baixa da perspetiva feita em 17 de abril.

Nesse dia, a Fitch reviu a perspetiva sobre a economia portuguesa de ‘positiva’ para ‘estável’, mas manteve o ‘rating’ em BBB, nível de investimento (acima do ‘lixo’).

“A revisão da perspetiva reflete o impacto significativo da pandemia global de covid-19 na economia portuguesa e a posição orçamental do Soberano [Estado]. É provável que o choque interrompa tendências anteriores de melhoria do crescimento económico, rácio da dívida pública face ao PIB [produto interno bruto] e a resiliência no setor bancário”, pronunciou-se então a Fitch, numa posição que não estava agendada no calendário oficial.

A última pronúncia por parte de uma agência de ‘rating’ sobre Portugal data de setembro, quando a DBRS Morningstar manteve a classificação em em BBB (alto), com perspetiva estável, assinalando o impacto “severo” da pandemia de covid-19.

“A disrupção da economia portuguesa causada pela atual crise sanitária global tem sido severa”, lê-se na nota divulgada hoje pela agência de ‘rating’.

Anteriormente, em 11 de setembro, a Standard and Poor’s também manteve o ‘rating’ da dívida pública portuguesa em ‘BBB’ (nível de investimento) e a perspetiva como estável.

Em julho, a Moody’s não se pronunciou hoje sobre o ‘rating’ e perspetiva de Portugal, mantendo a classificação de Baa3, acima do ‘lixo’, para a dívida de longo prazo e a perspetiva positiva, feita em 2019.

O ‘rating’ é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Cada agência de ‘rating’ tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado ‘lixo’).

Na letra B há categorias que podem ser classificadas como de investimento, caso se aproximem do nível A, ou de risco ou especulativo, caso se aproximem do C.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights