Pandemia tem impacto na economia da Guiné-Bissau e no “bolso das pessoas”

7 de Dezembro 2020

A Alta-Comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Nery Robalo, afirmou que os guineenses precisam de perceber que a pandemia afeta o "bolso das pessoas" e que por isso devem continuar a cumprir as regras de prevenção.

“É importante que os guineenses percebam que ainda que a Covid-19 possa não ser, no fundo, o maior problema de saúde pública da Guiné-Bissau, leva-nos a fechar escolas, perturba a campanha do nosso principal produto de exportação, a castanha de caju, leva ao encerramento do aeroporto e da nossa economia”, afirmou a epidemiologista.

“Agora é que vamos começar a sentir os efeitos negativos da pandemia na nossa economia, no bolso das pessoas, na vida das famílias e de cada um de nós”, disse, em entrevista à Lusa.

Por isso, defendeu Magda Nery Robalo, é importante que as pessoas aceitem a “mudança de comportamento”.

“O uso da máscara correto e sempre que estejamos na presença de outras pessoas, ajuda-nos a mandar os nossos filhos para a escola, a participar na exportação da castanha de caju, a ter o nosso turismo, por pequeno que seja, a funcionar”, salientou a Alta-Comissária para a Covid-19.

Magda Robalo explicou que se os guineenses contribuírem para estancar a pandemia a nível mundial também vão ter benefícios.

“É importante que possamos retomar a dinâmica da nossa economia e isso passa por ter a Covid-19 controlada. Para ter a Covid-19 controlada, cada um de nós tem de continuar a desinfetar as mãos, a lavar as mãos com água e sabão, a usar máscara, a distanciar-se, a evitar aglomerações para termos um Natal feliz um novo ano que espero próspero”, salientou.

A alta-comissária disse acreditar também que os guineenses “são guerreiros” e que vão trabalhar para evitar que a Covid-19 volte a entrar em força no país, porque “perturba” a vida das pessoas.

A Guiné-Bissau regista atualmente um total acumulado de 2.441 casos de Covid-19 no país, 64 dos quais permanecem ativos, e 44 vítimas mortais.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights