Presidente do Comité Olímpico Internacional pede ajuda ao Presidente da República para vacinar missão portuguesa

3 de Março 2021

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) escreveu uma carta ao Presidente da República para que influencie o Governo português na vacinação da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Tóquio2020, revelou esta quarta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Em comunicado, o COP deu conta de que Thomas Bach se dirigiu a Marcelo Rebelo de Sousa “no sentido de solicitar a sua ação junto do Governo, de modo a que a Missão Olímpica aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 possa ser previamente vacinada contra a covid-19”.

“Embora a vacinação não seja um requisito obrigatório, o COI tem trabalhado em proximidade com os Comités Olímpicos Nacionais para que as suas equipas possam ser vacinadas, de acordo com as orientações e prioridades nacionais, antes de viajarem para Tóquio, pelo que Thomas Bach enfatiza tratar-se de uma medida de segurança sanitária e também um sinal de solidariedade em relação às demais delegações participantes nos Jogos Olímpicos”, acrescentou o COP.

Este pedido de Bach reitera o apelo já feito pelo COP às autoridades de saúde e ao Governo.

Em 19 de fevereiro, o chefe de missão de Portugal a Tóquio2020, Marco Alves, disse ainda aguardar uma resposta sobre a possibilidade de vacinar as cerca de duas centenas de pessoas da comitiva lusa, salientando que a abertura à proposta, “não sendo positiva, foi um abrir de porta”, tendo sido pedido um número de pessoas que estaria envolvido.

Em 22 de janeiro, o secretário-geral do COP disse à Lusa que a questão foi levantada junto da Direção-Geral da Saúde e de Francisco Ramos, então coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, entretanto substituído por Henrique Gouveia e Melo.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 foram adiados para o período entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021, devido à pandemia de Covid-19.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights