India recebe 28 toneladas de ajuda médica proveniente da França

2 de Maio 2021

A ajuda francesa prometida à Índia, que luta contra uma segunda vaga violenta de covid-19, chegou hoje a Nova Deli a bordo de um avião de carga especialmente fretado, com 28 toneladas de equipamentos médicos, constatou a AFP.

O voo de carga pousou na capital indiana hoje de manhã com 28 toneladas de equipamentos médicos a bordo, incluindo oito geradores de oxigénio de grande capacidade, destinados a produzir oxigénio medicinal a partir do ar ambiente para os hospitais, disseram as autoridades francesas num comunicado à imprensa.

Esses equipamentos podem também encher garrafas com uma capacidade de 20.000 litros por hora, acrescentou o comunicado, apontando que cada central pode abastecer continuamente um hospital indiano com 250 camas sem interrupção por uma dezena de anos, revela a agência de notícias francesa AFP.

Os geradores de oxigénio devem ser hoje entregues a oito hospitais indianos, seis em Deli, um no estado de Haryana (norte) e um no estado de Telangana (centro), a pedido das autoridades indianas que identificaram as suas necessidades.

A carga também inclui 28 respiradores e 200 bombas de seringa elétrica.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde divulgados no sábado, Nova Deli registou 27.000 novas infeções e 375 mortes nas últimas 24 horas.

O vasto país de 1,3 mil milhões de habitantes registou quase 400.000 novas contaminações nas últimas 24 horas.

Só em abril, a Índia detetou cerca de sete milhões de novas infeções. Foram registadas 3.523 mortes no sábado, elevando o total para 211.853 mortes.

A ajuda médica internacional, anunciada por mais de 40 países, começou a chegar esta semana.

Um avião militar norte-americano que transportava mais de 400 geradores de oxigénio e um milhão de testes para a covid-19 aterrou em Nova Deli na sexta-feira, sendo que um avião alemão seguiu no sábado.

“A Índia ajudou-nos no ano passado nos hospitais franceses, quando a necessidade de medicamentos era enorme. O povo francês lembra-se disso”, disse hoje Emmanuel Lenain, embaixador da França na Índia.

Até à data, foram administradas cerca de 150 milhões de vacinas, representando 11,5% da população, e apenas 25 milhões de indianos receberam ambas as doses.

As autoridades em Nova Deli anunciaram no sábado a prorrogação do confinamento da cidade por uma semana.

A contenção estava programada originalmente para terminar na segunda-feira, mas o número de novos casos continua a aumentar rapidamente na enorme cidade de 20 milhões de habitantes.

Com uma taxa de positividade atingindo quase 33% nos testes de coronavírus, os especialistas acreditam que os números reais são muito maiores.

Os hospitais da cidade estão repletos de doentes, levando à escassez de camas, remédios e oxigénio, com consequências muitas vezes fatais para muitas pessoas, que morrem em frente aos estabelecimentos sem poderem ser tratadas.

Muitos cemitérios em Nova Deli estão agora cheios e os crematórios operam continuamente, por vezes queimando corpos em terrenos baldios ou parques de estacionamento.

O conselheiro médico da Presidência dos Estados Unidos, Anthony Fauci, recomendou o estabelecimento imediato de uma contenção nacional de várias semanas, uma opção que o Governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, está relutante em fazer.

“Se o fizer apenas por algumas semanas, pode ter um impacto significativo na dinâmica da epidemia”, disse Fauci.

Tal como muitos outros países, a Nigéria anunciou hoje que iria restringir o acesso ao seu território aos viajantes oriundos da Índia, mas também do Brasil e da Turquia, que também são duramente atingidos pela doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights