Brasil soma mais 1.454 mortes e supera 470 mil óbitos

5 de Junho 2021

O Brasil registou 1.454 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, tendo ultrapassado os 470 mil óbitos (470.842), informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

Em relação ao número de infeções, o país totaliza 16.841.408 casos positivos, após ter somado 37.936 diagnósticos de covid-19 entre quinta-feira e hoje, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela tutela da Saúde,

Contudo, os números de hoje não contabilizam os dados do Estado de Minas Gerais, um dos mais afetados pela pandemia, que não conseguiu enviar as informações devido a problemas técnicos.

A taxa de incidência da doença no Brasil é hoje de 224 mortes e 8.014 casos por 100 mil habitantes e a taxa de letalidade permanece em 2,8%.

Geograficamente, São Paulo, o Estado mais rico e populoso do país, com 46 milhões de habitantes, concentra o maior número de casos (3.338.262) e de vítimas mortais (113.474) de todo o Brasil.

A cidade de Viana, no Estado do Espírito Santo, fará um teste com a vacinação em massa da sua população, em que será usado o imunizante do laboratório AstraZeneca, informou hoje o governador daquela unidade federativa, Renato Casagrande.

O objetivo do estudo é avaliar a eficácia da vacina, imunizando a população de Viana com idades entre 18 e 49 anos, com apenas meia dose do antídoto.

“É uma confirmação dos estudos feitos pela AstraZeneca, comprovando que a meia dose gera imunidade em quem recebe essa quantidade da vacina. No caso específico de Viana, podemos levar essa imunidade para toda a cidade, salvando a vida da população do município”, afirmou o governador, em conferência de imprensa.

O governador destacou que, como se trata de um trabalho de investigação, após a aplicação da segunda dose – 12 semanas após a primeira dose – será feito um processo de amostragem para a comprovação da imunidade ao vírus.

“Caso não tenham adquirido essa imunidade, os participantes receberão dose de reforço e ficarão imunizados”, reforçou.

Um estudo semelhante foi desenvolvido na cidade brasileira de Serrana, em São Paulo, através da imunização em massa com a vacina Coronavac.

O estudo, divulgado pelo Instituto Butantan e pelo Governo de São Paulo, mostrou que a pandemia de covid-19 pode ser controlada com 75% da população vacinada, e que a imunização da população adulta fez os casos sintomáticos de covid-19 diminuírem 80%, os internamentos 86% e as mortes 95%.

Num momento em que o senado brasileiro investiga a demora do Governo brasileiro na aquisição de vacinas, a imprensa local divulgou hoje um vídeo que mostra o Presidente, Jair Bolsonaro, a receber, por parte de médicos defensores de cloroquina, a sugestão de criar um “gabinete das sombras” para participar nas discussões sobre imunizantes.

Numa reunião, em setembro do ano passado, no Palácio do Planalto, o virologista Paolo Zanotto, que chegou a colocar em dúvida a eficácia de imunizantes contra a covid-19, defendeu a existência de um grupo paralelo, que aconselhasse o chefe de Estado.

“É como se fosse um ‘shadow cabinet’ (gabinete das sombras, em tradução literal para português), esses indivíduos não precisam ser expostos, digamos assim, à popularidade”, disse Zanotto a Bolsonaro, num vídeo divulgado pelo portal de notícias Metrópoles.

A existência de um “gabinete paralelo” é um dos principais eixos de investigação da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a pandemia, que investiga se os conselhos dados a Bolsonaro contrariaram a ciência e prejudicaram o combate à pandemia no país.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.704.003 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This