Madeira repete ‘open day’ da vacinação devido à “grande adesão” dos jovens

20 de Julho 2021

O Governo da Madeira vai repetir, em 27 de julho, o ‘Open Day’ de vacinação destinado à população jovem depois da “grande adesão” registada hoje, na primeira edição da iniciativa, anunciou o gabinete do secretário da Saúde.

Hoje, “o ‘Open Day’ dedicado à vacinação contra a covid-19 com a vacina da AstraZeneca teve por parte da população uma grande adesão no Madeira Tecnopolo”, lê-se na nota distribuída por esta secretaria.

O governante, Pedro Ramos, e o diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, visitaram o Centro de Vacinação do Funchal e “tiveram oportunidade de contactar com alguns dos jovens que aguardavam a sua vez pela vacinação”, adianta a informação.

Também aponta que “foram sobretudo jovens que aderiram a esta iniciativa e, até às 18:00, já tinham sido contabilizadas cerca de 1.000 doses de vacina AstraZeneca administradas, das quais 600 foram primeiras doses”.

Por isso, “face ao elevado grau de adesão por parte da população, a ‘task force’ regional da vacinação já agendou uma segunda edição desta iniciativa para o próximo dia 27 de julho de 2021”, anuncia.

A nota explica que este processo de vacinação é simples e “não requer marcação prévia”, tendo por público alvo “todos os cidadãos, residentes na Madeira, com idade igual ou superior a 18 anos que ainda não foram vacinados”.

O contador ao minuto indica que, pelas 19:00, tinham sido administradas desde 31 de dezembro de 2020 cerca de 272 mil vacinas.

O boletim epidemiológico hoje difundido mencionou que, até domingo, a Madeira atingiu os 45% da população residente com a vacinação completa e 61% com uma inoculação.

As autoridades da Madeira diagnosticaram 21 novos casos de covid-19 e mais 13 doentes recuperados nas últimas 24 horas, registando 201 situações ativas, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

“No dia 20 de julho de 2021, há a reportar 21 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que a região passa a contabilizar 9.971 casos confirmados de covid-19”, lê-se no documento divulgado pela DRS.

No boletim epidemiológico, a autoridade regional adianta que, dos novos casos diagnosticados, 14 são de transmissão local e sete são importados, cinco da região Norte, um do Reino Unido e um da Venezuela.

Também indica que hoje estão reportados “201 casos ativos, dos quais 82 são importados e 119 são de transmissão local”.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.100.352 mortos em todo o mundo, entre mais de 190,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.219 pessoas e foram registados 935.246 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights