Garcia de Orta fabrica conjunto de essências para treinar o olfato

24 de Julho 2021

O feito antecede a pandemia de covid-19, mas o atual momento motiva uma maior procura pelo conjunto de essências produzido pelos Serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta para ajudar […]

O feito antecede a pandemia de covid-19, mas o atual momento motiva uma maior procura pelo conjunto de essências produzido pelos Serviços Farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta para ajudar os doentes a recuperar o cheiro.

O Smell Test português foi buscar inspiração a uma experiência feita em Barcelona, ainda nem se sonhava que as nossas vidas seriam afetadas por um novo coronavírus que faz pontaria ao olfato.

Mas o teste original “estava adaptado à realidade catalã”, incluindo “cheiros mais estranhos, como por exemplo cogumelos”, e, por isso, a equipa do Garcia de Orta adaptou-o “à realidade portuguesa”, escolhendo “essências mais características”, que validou junto da população portuguesa, explicou à Lusa Armando Alcobia, diretor dos Serviços Farmacêuticos do hospital.

Anis, gasolina, aguarrás, fumado, tangerina, cogumelo, queijo, melão – são as essências que desaparecem do teste português, que opta por introduzir alfazema, canela, pinheiro, chocolate, laranja e café, “substâncias tipicamente portuguesas que estimulam os mesmos grupos de nervos”, explica Luís Antunes, diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do hospital.

“O olfato acaba por ser uma questão de treino”, assinala o médico.

Quem tenha lido “O Perfume”, de Patrick Süskind, reconhece o poder do cheiro. Na Farmácia do Garcia de Orta, Mafalda Brito e Liliana Sobral estão a postos para produzir a essência do limão.

De repente, parece que estamos numa cozinha. Afinal, há uma balança e um tacho em banho-maria e mexer é o verbo do dia. Só que a substância manipulada tem o nome pouco gastronómico de polietilenoglicol (“peg”, para os amigos).

Pousada sobre a mesa está uma pasta prateada com 24 frasquinhos: as 23 essências que permitem diagnosticar problemas olfativos e um “branco” (espécie de limpa-palato, para usar entre cheiros).

Essa “bateria de avaliação olfativa”, com 23 essências, é utilizada com acompanhamento médico, mas para o kit de reabilitação, com apenas quatro essências, “o doente é autónomo”, pode levá-lo para casa para “fazer um cheiro sistemático de recuperação”, explica o diretor dos Serviço Farmacêuticos.

O Smell Test – diagnóstico e terapêutica – foi desenvolvido antes da covid-19, como resposta às necessidades do Serviço de Otorrinolaringologia do hospital, em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

“Com a covid, efetivamente, o olfato é um dos órgãos dos sentidos afetados e, muitas vezes, é o primeiro a fazer (…) a suspeita da positividade em relação à covid”, destaca Luís Antunes.

Os “cerca de 60” doentes em tratamento no Garcia Orta ainda não permitem obter “dados concretos quanto à sua recuperação”, mas “os resultados estão a ser favoráveis”, assinala, frisando que estimular a memória olfativa não garante uma recuperação a cem por cento.

“Bem mais importante” do que o diagnóstico – sublinha o médico – é a reabilitação e o tratamento. Por isso, o hospital tem desenvolvido “kits de reabilitação olfativa”, em que o doente tem os mesmos odores, mas com concentrações diferentes, para diariamente treinar o olfato.

Na vez de boiões estão agora unidoses, uma mudança provocada pela pandemia. As essências têm um tempo de vida de seis meses, mesmo que não sejam cheiradas – se o forem, duram três a quatro meses após abertas.

A pandemia “veio aumentar exponencialmente a necessidade de um teste, nomeadamente o de reabilitação”, reconhece. “Há mais procura, inclusivamente de outras unidades hospitalares”, refere Alcobia. O kit, quer de diagnóstico quer de terapêutica, já foi cedido a “vários hospitais, do Norte sobretudo”, pormenoriza Luís Antunes.

O Smell Test – assinala Alcobia – tem também “muito potencial em doenças neurológicas”, inclusivamente na antecipação do diagnóstico.

Se, na memória auditiva, há sons que nos ficam na cabeça e nos recordam do que fizemos e de onde estivemos, no olfato “é exatamente a mesma coisa”, compara Luís Antunes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights