Projeto em Odemira para reduzir “impacto psicológico” da pandemia

18 de Setembro 2021

A cooperativa Taipa, com sede em Odemira (Beja), está a dinamizar um projeto-piloto para prevenir e reduzir o “impacto psicológico” da pandemia de covid-19 entre a população do concelho, foi hoje anunciado.

O projeto “Co’vid(izer) Saúde Mental”, promovido pela Taipa – Organização Cooperativa Para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, pretende promover “a saúde mental e o bem-estar psicológico” da população, disse hoje à agência Lusa a vice-presidente da instituição, Teresa Barradas.

Segundo esta responsável, “o isolamento social” e “a alteração dos hábitos e das rotinas pessoais e profissionais” devido à pandemia “tiveram um impacto na saúde mental de pessoas de todas as idades”.

Uma situação que a Taipa “pôde constatar” localmente, com “o aumento de situações de fragilidade psicológica nos beneficiários diretos dos seus projetos de intervenção social”, afiançou Teresa Barradas.

A vice-presidente acrescentou que, nos últimos meses, a organização recebeu “muitos pedidos e referenciações para acompanhamento psicológico de pessoas idosas, cuidadores informais, vítimas de violência doméstica e de outras situações que sofreram um agravamento enquanto consequência indireta da pandemia”.

Nesse sentido, a iniciativa “Co’vid(izer) Saúde Mental”, que arrancou em agosto, destina-se a “toda a população residente no concelho de Odemira, independentemente da sua idade” e vai decorrer como projeto-piloto até final deste ano.

A intervenção é fruto da candidatura da TAIPA ao programa municipal “Sinergias Sociais”, promovido pela Câmara de Odemira, que financia o projeto com o montante de 10 mil euros.

O plano de ação envolve “um conjunto de atividades promotoras do envolvimento de diversas franjas da comunidade”, nomeadamente profissionais de saúde, bombeiros, idosos, estudantes e crianças, explicou Teresa Barradas.

A dirigente adiantou que a criação de um serviço de apoio psicológico, tanto presencial como não presencial, para providenciar “apoio emocional, aconselhamento e encaminhamento em situações de crise” é uma das ações previstas.

O projeto inclui ainda “sessões de intervenção” em grupo para profissionais de saúde e bombeiros que estão na “primeira linha” do combate à covid-19, “com base em técnicas de ‘mindfulness’ e autocuidado”.

Sessões de terapia comunitária integrativa “junto da população idosa” e uma intervenção e prevenção “ao nível da gestão da ansiedade, stress e depressão” em jovens do ensino secundário do concelho são outras das ações programadas.

A Taipa conta também dinamizar momentos de terapia pela arte “com crianças do quarto ano de escolaridade”, já no início deste ano letivo, a par da divulgação de “material informativo sobre saúde mental no contexto pandémico” na sua página na rede social Facebook.

Após o término do projeto-piloto, a cooperativa espera “garantir um financiamento que permita a continuidade” da iniciativa a partir de 2022.

O objetivo será, “não só prolongar a duração desta intervenção, como também, numa segunda fase, ajustar a resposta às novas necessidades de intervenção psicológica que, entretanto, forem identificadas no âmbito da implementação deste projeto no terreno”, concluiu Teresa Barradas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights