Reino Unido anuncia 160 milhões de libras para desenvolvimento de vacinas

24 de Fevereiro 2022

O Reino Unido anunciou hoje 160 milhões de libras (182 milhões de euros) para ajudar a Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (Cepi) no desenvolvimento rápido de vacinas. 

O Governo britânico espera que o dinheiro permita ajudar a Cepi na meta de reduzir para 100 dias o tempo de desenvolvimento de novas vacinas nos próximos cinco anos, incluindo de combate a novas variantes de covid-19.

O donativo é anunciado uma semana antes de o Reino Unido organizar a Cimeira Internacional de Preparação para Pandemias, a realizar em Londres nos dias 07 e 08 de março.

De acordo com o Governo britânico, desde o lançamento da Cepi, em 2018, já doou 276 milhões de libras (330 milhões de euros).

Em janeiro, a Cepi anunciou ter recebido 300 milhões de dólares (265 milhões de euros) das Fundações Bill e Melinda Gates e Wellcome e que o objetivo era atingir 3.500 milhões de dólares (3.000 milhões de euros).

A ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, urgiu “outros potenciais doadores a intensificarem e financiarem” esse trabalho considerado vital para ajudar a evitar futuras pandemias, “salvar milhões de vidas e evitar biliões em danos económicos”.

A cimeira de Londres, destinada a angariar fundos para a investigação e desenvolvimento de vacinas pela Cepi, vai reunir personalidades da ciência e da saúde de forma presencial e virtual, incluindo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o Conselheiro Médico Chefe do Presidente dos Estados Unidos, Anthony Fauci, e a investigadora Sarah Gilbert, que desenvolveu a vacina Oxford-AstraZeneca.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+

O projeto europeu de capacitação para a prática de cuidados de enfermagem multiculturais, “MulticulturalCare”, liderado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e com coordenação da professora Ana Paula Monteiro, foi vencedor do Prémio Erasmus+ na categoria de Parcerias de Cooperação no Ensino Superior do ano 2023, foi anunciado na última terça-feira.

Sindepor vai impugnar concurso da ARS Norte

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor) vai “contestar juridicamente a alteração súbita das regras de um concurso destinado à contratação de 61 enfermeiros para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte”, divulgou hoje o Sindepor.

Número de mortos em esfaqueamento na Austrália sobe para seis

O número de vítimas mortais do esfaqueamento que ocorreu hoje num movimentado centro comercial em Sidney, na Austrália, subiu de cinco para seis, depois de um dos feridos hospitalizados ter sucumbido aos ferimentos, confirmou a polícia australiana.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights