PS/Açores alerta que único equipamento de raio-x da Graciosa está inoperacional

25 de Fevereiro 2022

O grupo parlamentar do PS alertou hoje que a Unidade de Saúde da Graciosa, Açores, tem "inoperacional", há cerca de duas semanas, o “único” equipamento de raio-x da ilha, tendo questionado o Governo Regional sobre a situação.

Num requerimento enviado às redações, o PS adianta que questionou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), através da Assembleia Legislativa, sobre se “tomou as precauções necessárias no sentido de não deixar a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa desprovida de equipamento de raio X”, considerado “imprescindível”.

O requerimento dos socialistas após o equipamento, “único na ilha”, ter “ficado inoperacional há sensivelmente duas semanas”, após “alguns problemas de funcionamento nos últimos meses”, lê-se na nota de imprensa do PS/Açores.

No requerimento entregue no parlamento regional, os deputados do PS eleitos pela ilha Graciosa, Manuel José Ramos e José Ávila, pretendem saber se “já está agendada a reparação do atual equipamento”, se o Governo Regional “já tem em andamento o processo de aquisição de um novo equipamento de Raio X” e “qual a data prevista para a sua instalação”.

Manuel José Ramos considera que “a ilha Graciosa não pode estar sem Raio X”, uma vez que “no ramo da radiologia na medicina, principalmente diagnóstica, este equipamento assume extrema importância para o bom desempenho dos profissionais de saúde e sobretudo para os utentes”.

“Sempre que houve alguma falha técnica com o equipamento de Raio X da Graciosa, o serviço foi assegurado com um equipamento portátil, proveniente de outra ilha”, lembrou o socialista.

O parlamentar sustenta que o Raio X da Graciosa, que “funcionou até há duas semanas”, já tem “um considerável tempo de funcionamento”, defendendo que o Governo deve “garantir, no imediato, a sua reparação”, mas sobretudo, “avançar com o procedimento para a aquisição de novo equipamento”.

Em janeiro, os socialistas alertaram para “a grave falta de médicos” na Unidade de Saúde da ilha Graciosa, alegando que a situação tem provocado “atrasos na atividade assistencial”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights