PS/Açores alerta que único equipamento de raio-x da Graciosa está inoperacional

25 de Fevereiro 2022

O grupo parlamentar do PS alertou hoje que a Unidade de Saúde da Graciosa, Açores, tem "inoperacional", há cerca de duas semanas, o “único” equipamento de raio-x da ilha, tendo questionado o Governo Regional sobre a situação.

Num requerimento enviado às redações, o PS adianta que questionou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), através da Assembleia Legislativa, sobre se “tomou as precauções necessárias no sentido de não deixar a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa desprovida de equipamento de raio X”, considerado “imprescindível”.

O requerimento dos socialistas após o equipamento, “único na ilha”, ter “ficado inoperacional há sensivelmente duas semanas”, após “alguns problemas de funcionamento nos últimos meses”, lê-se na nota de imprensa do PS/Açores.

No requerimento entregue no parlamento regional, os deputados do PS eleitos pela ilha Graciosa, Manuel José Ramos e José Ávila, pretendem saber se “já está agendada a reparação do atual equipamento”, se o Governo Regional “já tem em andamento o processo de aquisição de um novo equipamento de Raio X” e “qual a data prevista para a sua instalação”.

Manuel José Ramos considera que “a ilha Graciosa não pode estar sem Raio X”, uma vez que “no ramo da radiologia na medicina, principalmente diagnóstica, este equipamento assume extrema importância para o bom desempenho dos profissionais de saúde e sobretudo para os utentes”.

“Sempre que houve alguma falha técnica com o equipamento de Raio X da Graciosa, o serviço foi assegurado com um equipamento portátil, proveniente de outra ilha”, lembrou o socialista.

O parlamentar sustenta que o Raio X da Graciosa, que “funcionou até há duas semanas”, já tem “um considerável tempo de funcionamento”, defendendo que o Governo deve “garantir, no imediato, a sua reparação”, mas sobretudo, “avançar com o procedimento para a aquisição de novo equipamento”.

Em janeiro, os socialistas alertaram para “a grave falta de médicos” na Unidade de Saúde da ilha Graciosa, alegando que a situação tem provocado “atrasos na atividade assistencial”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights