A última edição do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem decorreu em Mira, em 2019 – a reunião foi cancelada nos anos anteriores, devido à pandemia provocada pela covid-19.
“Em 2019, marcaram presença no evento cerca de 2.100 participantes e para este ano perspetivamos a lotação completa do parque de campismo, portanto, cerca de 2.500 participantes”, disse hoje, numa conferência de imprensa, em Mira, o coordenador da comissão organizadora do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem 2022, David Loura.
A edição do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem 2022 vai ter como palco o Parque de Campismo Municipal de Mira, cedido pela autarquia mirense, e reúne estudantes e enfermeiros de todo o país.
“Receber aqui 2.500 pessoas para o nosso concelho é muito importante para a nossa economia local”, disse o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.
“Os estudantes não vão ficar só alojados no Parque de Campismo. Só uma pequena parte é que vão ficar, o resto vai ficar em hotéis, em casas e apartamentos, vão comer aos restaurantes, aos cafés, aos bares”, especificou o autarca.
Trata-se de uma “mais-valia num período antes do verão, digamos para arranque da época balnear”, sustentou.
Segundo os organizadores do evento, durante uma semana os participantes podem realizar formação em diversas temáticas, ‘workshops’ e têm a possibilidade de partilhar conhecimento e experiências.
A iniciativa conta com entretenimento diurno, bem como com as componentes desportiva, com desportos coletivos no areal, científica, com mais de 40 formações acreditadas na área da enfermagem e da saúde, e, ainda, animação noturna, com mais de dez nomes da música portuguesa, entre os quais Toy o X-Tense.
A componente solidária também está incluída na perspetiva de cooperação com organizações não governamentais locais e da consciencialização dos participantes para a responsabilidade social.
O município deu ainda nota de que vai entregar aos participantes um guia para que visitem outros locais do concelho de Mira, no litoral do distrito de Coimbra.
A venda dos bilhetes para estudantes, enfermeiros e acompanhantes está prevista para a próxima semana.
LUSA/HN
0 Comments