Marrocos termina com restrições sanitárias nas fronteiras

1 de Outubro 2022

As autoridades marroquinas decidiram terminar com as restrições sanitárias impostas nas fronteiras devido à pandemia de covid-19, divulgou esta sexta-feira o Gabinete Nacional de Aeroportos (ONDA).

A medida, que foi tomada face à melhoria clara da situação pandémica no país, entrou em vigor esta sexta-feira.

A decisão deverá permitir reavivar em definitivo a indústria do turismo em Marrocos, que foi duramente atingida durante dois anos, devido à pandemia de covid-19.

“Na sequência da decisão das autoridades marroquinas, as restrições sanitárias (PCR ou Certificado de Vacinação) à entrada em território marroquino são levantadas a partir de hoje [sexta-feira]”, explicou a ONDA na sua conta na rede social Twitter.

“Apenas o cartão de saúde do passageiro deve ser apresentado devidamente preenchido” e entregue à chegada a um aeroporto marroquino, acrescentou.

Desde 18 de maio, os viajantes com destino a Marrocos tinham de apresentar um passaporte de vacinação ou o resultado negativo de um teste PCR inferior a 72 horas, bem como um cartão de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, as infeções por covid-19 caíram nas últimas semanas e a situação agora é caracterizada por uma disseminação muito baixa do vírus em todo o reino.

Dos 36 milhões de habitantes, mais de 23,4 milhões de pessoas receberam a segunda dose da vacina e quase 07 milhões a terceira.

Em Marrocos, um total de 16.278 pessoas morreram devido à covid-19.

Economicamente, o encerramento das fronteiras de Marrocos atingiu duramente a indústria do turismo, hotelaria e restauração, um setor vital para a economia do país.

Mas desde a reabertura do espaço aéreo marroquino em fevereiro, o turismo iniciou a sua retoma.

De acordo com a ONDA, os aeroportos de Marrocos receberam mais de 12 milhões de passageiros durante os primeiros oito meses do ano, representando uma taxa de recuperação de 74% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights