Surto de Monkeypox em aparente fase de abrandamento

28 de Outubro 2022

Cerca de 1.250 pessoas já foram vacinadas contra o vírus Monkeypox, revelam dados da Direção-Geral da Saúde, segundo os quais não foi detetado nenhum caso na última semana, indicando que o surto está “aparentemente numa fase de abrandamento”.

“Desde 21 de outubro não foram reportados novos casos confirmados em Portugal”, totalizando 944 desde o dia 03 de maio, quando foi detetada a presença do vírus no país, com a confirmação laboratorial de cinco casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox (VMPX).

A autoridade de saúde refere numa nota publicada no ‘site’ que, “perante a diminuição do número de novos casos reportados, bem como o facto de o surto estar aparentemente numa fase de abrandamento”, o relatório semanal sobre o VMPX passará a ter uma periodicidade quinzenal, “podendo a mesma vir a ser reajustada de acordo com a evolução do surto”.

Desde o início da disponibilidade de vacinas, a 16 de julho, até 23 de outubro, já foram vacinados no contexto de vacinação pós-exposição 918 pessoas.

Dos dados reportados pelas regiões, até 19 de outubro foram ainda vacinadas 325 pessoas em contexto de vacinação preventiva.

A Comissão Europeia, através da agência HERA, está a promover novas doações aos Estados Membros, considerando ser pertinente manter as ações de diagnóstico precoce, isolamento, rastreio e seguimento eficaz de contactos, apoiadas pelas estratégias de vacinação preventiva e pós-exposição.

“Em Portugal, pretende-se reforçar a vacinação visando a redução das cadeias de transmissão e o controlo do surto”, refere a Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights