Índice de transmissão do vírus sobe em Portugal e está no limiar de 1,00

8 de Fevereiro 2023

O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 subiu para os 1,02 a nível nacional e três regiões estão com este indicador acima do limiar de 1,00, estima o Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o relatório hoje divulgado sobre a evolução de casos de covid-19, o Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do coronavírus SARS-CoV-2 – aumentou dos 0,95 em 27 de janeiro para os 1,02 registados 03 de fevereiro.

O INSA adianta ainda que este indicador é superior a 1,00 em três regiões do país, caso de Lisboa e Vale do Tejo (1,08), Alentejo (1,08) e Açores (1,10).

O Norte regista um Rt de 0,94, o Centro de 0,98, o Algarve de 0,92 e a Madeira de 0,96, refere o documento, ao adiantar que o número médio de infeções diárias, na média a cinco dias, subiu ligeiramente das 181 para as 188 a nível nacional.

Desde 02 de março de 2020, quando foram notificados os primeiros casos, até 03 de fevereiro, Portugal registou 5.565.534 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

A covid-19 é considerada uma emergência de saúde pública internacional desde 30 de janeiro de 2020 e uma pandemia desde 11 de março do mesmo ano.

No final de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter o nível máximo de alerta para a covid-19, depois de uma reunião do seu comité de emergência, que reconheceu, porém, que a pandemia pode estar a aproximar-se de um ponto de viragem.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cáritas de Coimbra em projeto europeu para demência

Advertisement

Uma tecnologia baseada em sensores de inteligência artificial 3D, testada num projeto europeu liderado em Portugal pela Cáritas Diocesana de Coimbra, foi divulgada hoje como solução para melhorar o cuidado de pessoas com demência.

Projeto pretende simplificar prestação de cuidados domiciliários

Advertisement

“BetterCare: a STEP UP in caregiving” foi a equipa vencedora do programa Link me up – Cocriação de Inovação no Politécnico de Coimbra (IPC). O projeto pretende dar resposta às necessidades crescentes na área da prestação de cuidados domiciliários especializados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This