ANF rejeita falhanço da estratégia de vacinação sazonal

6 de Janeiro 2024

A presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, rejeitou hoje que as farmácias tenham falhado na vacinação sazonal, assinalando que a maioria das pessoas vacinadas o fez nas farmácias.

“A estratégia não falhou”, afirmou à Lusa, apontando que “mais de 60% das pessoas vacinadas” contra a gripe e a covid-19 na campanha 2023/2024, em curso, “escolheram as farmácias”.

Ema Paulino reagia a um comunicado da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN), segundo o qual a vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 nas farmácias comunitárias falhou, com a cobertura vacinal na campanha em curso a estar abaixo da registada em anos anteriores.

A presidente da ANF advogou que a cobertura vacinal na campanha 2023/2024 “está em linha com a de anos anteriores” e no final “poderá eventualmente superar” as precedentes, atestando que “as farmácias não estão a falhar”, tendo mesmo ajudado a reduzir a “hesitação na vacinação”.

Para a USF-AN, em 20 de novembro, Portugal, pela primeira vez em 5 anos, não tinha taxas de vacinação seguras para a gripe e a covid-19 e foi a ativação dos centros de saúde para apoiar as farmácias que levou a uma “maior vacinação” e a “mais agendamentos nas farmácias (onde estavam as vacinas)”.

A campanha de vacinação da gripe decorre em simultâneo com a da covid-19 e dirige-se a maiores de 60 anos, doentes crónicos, grávidas, profissionais de saúde e funcionários de lares de idosos, tendo na época 2023/2024 sido alargada às farmácias comunitárias.

Antes, as vacinas eram sobretudo administradas nos centros de saúde (unidades de saúde familiares).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights