Montenegro elogia “excelência da inovação” do centro Botton-Champalimaud

3 de Setembro 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, elogiou hoje a “excelência da inovação, investigação e condições de tratamento” do centro Botton-Champalimaud dedicado ao estudo e tratamento do cancro do pâncreas, felicitando Leonor Beleza pelo “notável trabalho”

“Foi com profundo reconhecimento e gratidão que visitei o Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre e pude verificar a excelência da inovação, investigação e condições de tratamento que este empreendimento oferece às pessoas”, considerou o primeiro-ministro, que leu aos jornalistas uma mensagem escrita por si no livro de honra desta instituição, em Lisboa.

O chefe do executivo e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, deslocaram-se hoje às instalações do Botton-Champalimaud Pancreatic Cancer Centre, que se dedica à investigação e tratamento do cancro do pâncreas, para uma visita que durou cerca de uma hora.

No final, Luís Montenegro não quis prestar declarações aos jornalistas, lendo apenas a mensagem que deixou no livro de honra.

A visita foi guiada por uma comitiva integrada pela presidente da Fundação Champalimaud e conselheira de Estado, Leonor Beleza, – que recentemente rejeitou uma candidatura presidencial depois de o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, ter acrescentado o seu nome a uma lista de possíveis candidatos a Belém da área do PSD – e pelo vice-presidente da instituição, João Silveira Botelho, que Montenegro elogiou.

“Quero, nesta ocasião, deixar uma palavra de enorme felicitação à doutora Leonor beleza e ao doutor João Silveira Botelho pelo notável trabalho que têm desenvolvido em favor da saúde e do progresso nos tratamentos de patologias altamente problemáticas”, salientou.

Luís Montenegro ouviu explicações sobre o tipo de investigação e tratamentos feitos neste local e visitou instalações recentes, parte delas ainda não utilizadas.

Na mensagem que deixou no livro de honra, e leu em voz alta, o primeiro-ministro realçou que “a visão humanista que emana de cada detalhe e a vontade de conciliar os tratamentos com o bem-estar dos utentes é verdadeiramente tocante”.

“Ao ter tido a oportunidade de aqui estar e ver esse reconhecimento também provindo de outras geografias, como os Estados Unidos da América, reforço em mim a convicção de que Portugal pode, em qualquer área, estar na vanguarda do progresso no mundo”, considerou o chefe do executivo.

O centro Botton-Champalimaud, dedicado ao estudo e tratamento do cancro do pâncreas, foi inaugurado em setembro de 2021 e resultou de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal Maurício e Charlotte Botton, que contribuíram com 50 milhões de euros para a sua construção.

Este é o primeiro centro no mundo dedicado simultaneamente à investigação e ao tratamento de um dos tipos de cancro mais mortais.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights