Novo medicamento ativado pela luz reduz os efeitos da psoríase

4 de Fevereiro 2025

Uma investigação liderada pela Universidade de Barcelona (UB) confirmou a eficácia terapêutica de um novo fármaco contra a psoríase ativado pela luz (fotofármaco), que poderá evitar os riscos associados às terapêuticas conhecidas até ao momento.

O estudo, publicado no Journal of the American Chemical Society, é liderado por Francisco Ciruela, professor da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da UB e membro do Instituto de Neurociências (UBNeuro) e do IDIBELL, e tem como primeiro autor o especialista Marc López-Cano.

O trabalho revelou como uma molécula ativada pela luz azul – o composto MRS7787 – é capaz de modular a atividade do sistema imunitário e tratar a psoríase num modelo animal, noticiou na segunda-feira a agência Efe.

A psoríase é uma doença crónica da pele que se manifesta principalmente com sintomas cutâneos (secura, comichão, pele descamativa, manchas e placas anormais).

Afeta cerca de 2% da população e é causada por uma resposta alterada do sistema imunitário que desencadeia a proliferação das células da pele.

Dependendo da gravidade, existem diferentes opções terapêuticas (medicamentos de uso tópico, fototerapia, medicamentos sistémicos, etc.), mas alguns tratamentos convencionais podem ter efeitos nocivos para os doentes.

A investigação liderada pela UB confirmou a eficácia terapêutica de um novo composto contra a psoríase, que pode evitar os riscos associados às terapêuticas conhecidas até ao momento.

Este é um avanço significativo na investigação em fotofarmacologia, uma disciplina de alta precisão focada na ação de compostos (fotofármacos) que podem ser ativados ou desativados farmacologicamente com precisão pela irradiação de luz.

A equipa da UB caracterizou o novo composto MRS7787, uma molécula fotoativada que se liga ao recetor de adenosina A3 – envolvido em várias vias de sinalização intracelular – e gera um efeito anti-inflamatório.

O composto MRS7787 tem duas configurações ou dois isómeros — moléculas com a mesma fórmula química e estrutura e função diferentes — que são rápida e reversivelmente trocados entre si pela luz.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights