Sindicato dos Enfermeiros prefere salários melhores a prémios de desempenho

3 de Julho 2020

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou hoje preferir melhores salários a prémios para os profissionais envolvidos no combate à pandemia de covid-19, que afirma poderem criar “profundas discriminações”.

Num comunicado divulgado hoje a propósito dos prémios de desempenho para profissionais que trabalharam no combate à covid-19, o sindicato afirma que, “para além do caráter único e transitório” dos prémios, estes podem “potenciar profundas discriminações entre os profissionais”.

“A escolha de quem esteve ou não no combate pode correr o risco de ficar dependente do livre arbítrio das administrações, do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças”, considera o SEP.

Para o sindicato, “a compensação do risco e da penosidade” tem que ser feita “pela valorização salarial e pela alteração dos critérios para a aposentação”.

Os deputados aprovaram no dia 01 por unanimidade uma proposta do PSD que atribui um prémio de desempenho equivalente a 50% da remuneração aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e majoração das férias, no âmbito do Orçamento Suplementar.

Trata-se de um prémio único para aqueles que” na vigência do estado de emergência e suas renovações, exercessem funções em regime de trabalho subordinado no SNS e tenham praticado, nesse período, de forma continuada e relevante, atos diretamente relacionados com a pessoa de suspeitos e de doentes infetados por covid-19”.

O SEP assinala que a “penosidade e risco” das funções é agravada pela “carência estrutural de enfermeiros” e que são “transversais a todos os contextos de trabalho” no setor.

Portugal contabiliza pelo menos 1.587 mortos associados à covid-19 em 42.782 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal com 7,9 enfermeiros por mil habitantes

Portugal tinha 7,9 enfermeiros por mil habitantes em 2023, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados hoje, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights