Noruega reintroduz medidas de combate ao novo coronavírus devido a aumento das infeções

12 de Novembro 2021

A Noruega vai reintroduzir medidas de combate ao novo coronavírus em todo o país devido ao forte aumento das infeções, autorizando ainda os municípios a recorrerem ao passe sanitário, anunciou hoje o Governo.

O país escandinavo, que tinha suspendido todas as restrições relacionadas com o combate ao vírus no final de setembro, também oferecerá uma terceira dose da vacina contra a covid-19 a todos os maiores de 18 anos, anunciou o primeiro-ministro, Jonas Gahr Støre, numa conferência de imprensa, excluindo, no entanto, o confinamento ou outras medidas drásticas.

“O Governo quer introduzir novas medidas nacionais para conter o contágio”, declarou.

“No entanto, não estamos a falar de confinamento ou medidas tão rígidas como vimos anteriormente”, disse o novo chefe de Governo.

As pessoas não vacinadas com mais de 18 anos que tiveram contacto com alguém infetado pelo vírus devem ser testadas a partir de 16 de novembro, disse o Executivo.

Os profissionais de saúde não vacinados terão que fazer testes duas vezes por semana e usar máscara, sendo recomendado permanecer em casa no caso de sintomas da doença.

As medidas locais de combate ao vírus reapareceram nos últimos dias na Noruega, quando o número diário de novas infeções é atualmente de cerca de 1.500 num país de 5,4 milhões de habitantes.

O número de mortes voltou a aumentar, embora continue baixo, cerca de quatro por dia nesta semana, de acordo com estatísticas oficiais recolhidas pela agência France-Presse.

A Europa, nomeadamente o centro e leste do continente, enfrenta um aumento de novas infeções do SARS-CoV-2. A Alemanha, por exemplo, registou 48.640 novas infeções e 191 mortes nas últimas 24 horas.

As pessoas não vacinadas são de longe as mais afetadas.

Nos Países Baixos foram contabilizados na quinta-feira 16.364 novos infetados, o número mais alto de casos desde o início da pandemia no país, em março de 2020, indicou o Instituto de Saúde Pública (RIVM) holandês.

O aumento do número de casos levou o Governo de Haia a reunir-se na quinta-feira para decidir se vai seguir os conselhos das equipas de especialistas, que recomendaram a imposição de um confinamento limitado no país, e deverá anunciar hoje a decisão.

A Europa é, mais uma vez, o “epicentro” da pandemia do novo coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima que mais 500 mil mortes devido à doença possam ocorrer até fevereiro.

A covid-19 provocou pelo menos 5.071.273 mortes em todo o mundo, entre mais de 251,37 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights